Brasil bate recorde na abertura de pequenos negócios no 1º tri do ano
16.04.2025
País subiu em ranking mundial de empreendedores estabelecidos.O Brasil bateu o recorde na abertura de pequenos negócios nos três primeiros meses deste ano, com mais de 1,4 milhão de registros - e os Microempreendedores Individuais (MEIs) chegaram a 78% dos novos Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs).
Os dados são do Sebrae, e indicam, ainda, um aumento de 35% no número de MEIs em comparação com igual período de 2024, além de um crescimento de 28% nas micro e pequenas empresas.
De acordo com a pesquisa, a expansão do empreendedorismo formalizado vem acompanhada de uma série de medidas governamentais voltadas à simplificação, incentivo, inovação e ampliação do acesso ao crédito para pequenos negócios.
Em março deste ano, o setor de Serviços obteve o melhor desempenho, com 63,7% do total de pequenos negócios abertos, seguido por Comércio e Indústria da Transformação.
No recorte por regiões, a pesquisa do Sebrae aponta que Sudeste, Sul e Nordeste lideram a abertura acumulada de pequenos negócios, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro nas primeiras posições entre os estados.
Segundo o estudo, o país possui 47 milhões de pessoas à frente de algum negócio, formal ou informal. Entre os fatores que justificam o indicador está o aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos, aqueles com mais de 3 anos de operação, que saltou de 8,7%, em 2020, para 13,2% no ano passado.
Com o resultado de 2024, o Brasil avançou duas posições – da oitava para a sexta – no ranking de países com a maior Taxa de Empreendedores Estabelecidos, na frente de países como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.
Compartilhar
Veja também
Muzambinho se destaca no cultivo de shimeji branco fora do modelo tradicional do campo
19.01.2026
Caminhão carregado de verduras cai em ribanceira na MG-184 entre Areado e Alterosa
19.01.2026
Carreta com produtos de limpeza tomba em curva da MGC-491 em Monte Belo
19.01.2026
Capotamento na BR-354 deixa quatro feridos entre São Lourenço e Pouso Alto (MG)
19.01.2026
Acidente entre três veículos deixa motociclista de 19 anos morto em Monte Sião
19.01.2026
Acidente causa morte entre Alfenas e Serrania
19.01.2026
Acidente em rodovia de Capetinga mata duas pessoas; Vítimas eram de Alterosa (MG)
16.01.2026
Homem morre após veículo cair em represa em propriedade rural de Bueno Brandão
16.01.2026
Criança é resgatada por morador após ser arrastada por enxurrada em Pouso Alegre; outra está desaparecida
16.01.2026