Decreto regulamenta Nova Política de EaD no ensino superior
20.05.2025
Medicina, direito, odonto, enfermagem e psicologia serão presenciaisO presidente Lula assinou, nesta segunda-feira (19), um decreto que regulamenta a Nova Política de Educação a Distância no ensino superior do país. Com a mudança, os cursos de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia deverão ser ofertados exclusivamente no formato presencial. Os demais cursos da área de saúde e as licenciaturas também não poderão mais ser oferecidos a distância, e sim nos formatos presencial ou semipresencial.
Durante a apresentação da nova política, no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, detalhou como será o formato semipresencial, uma inovação prevista no decreto:
“O novo formato de oferta semipresencial é composto, obrigatoriamente, por carga horária de atividades presentes, físicas, como estágio, extensão, práticas laboratoriais e síncronas mediadas, aquelas que têm o acompanhamento de um profissional, além também de carga horária a distância. Estamos definindo qual é o curso que pode ser feito, hoje, semipresencial”.
Além disso, os cursos a distância contarão com provas presenciais e, no mínimo, 20% de atividades presenciais ou síncronas mediadas, com o estudante e o professor em lugares diferentes, mas em tempo coincidente.
Segundo o MEC, de 2018 a 2023, os cursos a distância cresceram 232% no país. Em 2023, o número de optantes pelos cursos EaD foi o dobro dos matriculados em cursos presenciais.
O ministro Camilo Santana destacou ainda que a nova política pretende aprimorar a oferta do ensino a distância com a garantia da infraestrutura dos polos e a qualificação do corpo docente:
“O grande objetivo desse decreto é aprimorar – temos regras claras para isso, definições claras – e garantir qualidade. Reconhecemos a importância do ensino a distância para dar acesso a milhões de pessoas no Brasil, mas o que nós estamos fazendo aqui é definindo quais são os cursos que poderão ser feitos de forma presencial, de forma semipresencial e de forma a distância”.
A Nova Política de Educação a Distância prevê dois anos de transição, para adaptação gradual dos cursos, além de assegurar o direito dos estuantes já matriculados.

Compartilhar
Veja também

Projeto educacional de Juruaia recebe reconhecimento nacional com o Selo Bicicleta Brasil
12.06.2025
Jovens de Muzambinho apresentarão propostas na Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025
12.06.2025
Rádios furtados de quartel da PM são encontrados em lavoura de Muzambinho (MG)
12.06.2025
Idoso de Arceburgo cai em golpe e perde R$ 9,4 mil após contato de falsos advogados pelo WhatsApp
12.06.2025
7ª ExpoMóveis Rústicos reúne 60 expositores e espera 30 mil pessoas em Passos
12.06.2025
Prefeitura de Boa Esperança investiga caso suspeito de meningite em criança
12.06.2025
Motorista morre após caminhão sair da pista e bater em árvore na Rodovia Waldemar Miguel, em Serrania
12.06.2025
Família é feita refém dentro de casa durante assalto em Lavras
11.06.2025
Rock in PA confirma Frejat como atração principal no dia 12 de julho
11.06.2025