Região tem 11 estudantes selecionados para intercâmbio internacional da rede estadual
09.06.2025
As despesas serão custeadas pelo Governo de Minas.Onze estudantes de oito cidades da região estão entre os selecionados para viver uma experiência transformadora: cursar o 2º ano do ensino médio no exterior com todas as despesas pagas. Eles fazem parte do grupo de 107 alunos da rede pública estadual de Minas Gerais escolhidos para o programa que leva jovens para estudar em países como Suíça, Japão e Canadá.
Entre os alunos selecionados pelo Passaporte Mineiro do Conhecimento estão alunos de Alfenas, Conceição da Aparecida, Paraguaçu, São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá e Lavras.
Uma das selecionadas é Sarah Del Santo, de 16 anos. Ela estuda na Escola Estadual Doutor João Batista Hermeto, em Lavras, e está empolgada com a oportunidade de conhecer novos lugares e culturas.
“Estou indo para a Suíça e quero ver de perto como o país funciona. Eles têm uma preocupação grande com a cooperação internacional. Também quero conhecer os pontos turísticos e me divertir”, contou a estudante sul-mineira em entrevista à Agência Minas.
Vindos de 57 municípios mineiros, os 107 estudantes foram escolhidos após um processo seletivo rigoroso, que avaliou desempenho escolar, engajamento social e perfil de liderança.
No domingo (8), eles participaram da etapa final de preparação para o intercâmbio, previsto para o segundo semestre.
A programação feita em Belo Horizonte incluiu oficinas, palestras e atividades sobre adaptação cultural, rotina acadêmica, acolhimento e desafios no exterior.
Passaporte Mineiro do Conhecimento
O projeto, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), é destinado a alunos do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e tem como objetivo proporcionar uma formação integral, por meio do contato com outras culturas e idiomas.
Os embarques contemplam destinos como Canadá, Alemanha, Suíça, Austrália, Japão, Costa Rica e África do Sul. Todos os custos, incluindo passagens, vistos, passaporte, seguro saúde, hospedagem, taxas escolares e ajuda de custo, são pagos pelo Estado.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, acompanhou as atividades e destacou a importância da iniciativa.
"Mais do que viajar, eles vão aprender novas culturas e voltar cheios de conhecimento para compartilhar", afirmou o secretário.

Compartilhar
Veja também

Projeto educacional de Juruaia recebe reconhecimento nacional com o Selo Bicicleta Brasil
12.06.2025
Jovens de Muzambinho apresentarão propostas na Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025
12.06.2025
Rádios furtados de quartel da PM são encontrados em lavoura de Muzambinho (MG)
12.06.2025
Idoso de Arceburgo cai em golpe e perde R$ 9,4 mil após contato de falsos advogados pelo WhatsApp
12.06.2025
7ª ExpoMóveis Rústicos reúne 60 expositores e espera 30 mil pessoas em Passos
12.06.2025
Prefeitura de Boa Esperança investiga caso suspeito de meningite em criança
12.06.2025
Motorista morre após caminhão sair da pista e bater em árvore na Rodovia Waldemar Miguel, em Serrania
12.06.2025
Família é feita refém dentro de casa durante assalto em Lavras
11.06.2025
Rock in PA confirma Frejat como atração principal no dia 12 de julho
11.06.2025