Novo decreto em Monte Belo reforça medidas contra Covid-19 e restringe horário das atividades comerciais

07.01.2021

Bares e restaurantes devem fechar às 20h.

A prefeitura de Monte Belo emitiu novo decreto ontem (06). Entre outros pontos, o decreto nº 5.308, restringe o funcionamento da atividade do comércio em geral, com horário de funcionamento das 6h às 20h, desde que respeitadas as regras sanitárias e de distanciamento adequado, assim como as demais orientações sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde ou outros órgãos públicos equivalentes. Somente as farmácias, drogarias e postos de combustíveis, poderão funcionar no horário fora do estabelecido pelo decreto.

Bares e restaurantes e outros estabelecimentos que possuam consumação interna, deverão respeitar a distância mínima de 2 metros entre as mesas, com no máximo duas pessoas por mesa e poderão funcionar até às 20h, sendo permitido depois deste horário somente o serviço de entrega (delivery). Não será permitida a opção de retirada no local. 

O decreto reforça a obrigatoriedade de respeitar as regras sanitárias, agendamento de atendimento quando for o caso, higienização dos ambientes e de distanciamento adequado entre os funcionários e clientes, para reduzir fluxos, contato e aglomeração de pessoas, além do uso de máscaras e álcool em gel. O decreto também reforça o uso de máscaras para toda população e informa que a Polícia Militar poderá ser acionada em casos de infração e aglomerações.

Os salões de beleza, barbearias e estabelecimentos afins deverão trabalhar com agendamento para atendimento individual, obedecendo o limite máximo de um cliente por profissional dentro do estabelecimento, observando-se as demais regras impostas a todos, com o uso de luvas e máscaras.

Segundo o decreto, o estabelecimento comercial que não cumprir as disposições do decreta poderá receber multa no valor de R$ 267,85, além de ter o alvará de funcionamento suspenso por até 7 ou 15 dias dependendo da violação. O decreto também saliente que em caso de multa não paga, será inclusa na dívida ativa da união. 

Situação da Covid-19 em Monte Belo

Em Monte Belo, os dados do boletim divulgado ontem, apontam 77 casos positivos, com 46 recuperados e 23 em recuperação. 2 pacientes estão hospitalizados em leito clínico e 55 casos estão em investigação. a cidade tem o registro de 6 óbitos.