Vereadores de Muzambinho fazem reivindicações em reunião ordinária

21.01.2021

Educação, Saúde, Infraestrutura entre outros, foram temas das falas dos vereadores.

A Câmara Municipal de Muzambinho realizou na noite da última segunda-feira, dia 18 de janeiro, a 2ª reunião ordinária da nova legislatura. A transmissão foi realizada pelo Facebook da Câmara. 

Os vereadores fizeram requerimentos para as áreas de saúde, como informações sobre recursos recebidos por Muzambinho para ações da Covid-19, infraestrutura e segurança, como iluminação pública e limpeza de terrenos. As demandas são tanto para área urbana quanto para a zona rural. 

Dos vereadores presentes, sete fizeram uso da tribuna.

A primeira vereadora a usar a tribuna foi a professora Sandra Aparecida Marques Braz. Em sua fala, Sandra comentou sobre um ofício do sindicato dos profissionais de educação que informa sobre o cumprimento da lei federal 11.738/2008, que dispõe sobre a jornada e teto salarial dos profissionais da educação, que seria encaminhado ao prefeito atual.  

A vereadora solicitou uma atenção especial do prefeito ao analisar a lei, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, além de destinar um terço de horário livre para atividades extraclasse. Ela explicou que os professores em tempos normais passam muito tempo fora de sala elaborando atividades e com a pandemia, esse tempo ficou mais extenso. Sandra comentou que a situação de pandemia trouxe uma nova realidade e que os professores precisam ser mais valorizados.

O vereador Roosevelt Pereira de Paula usou a tribuna para falar que o momento não é de cobranças e pedidos e sim de ajudar o executivo a organizar a casa. Segundo ele, com a mudança nos cargos, é preciso paciência. O vereador terminou sua fala com uma mensagem bíblica.

Já o vereador Carlos Herbert Salomão começou sua fala respondendo um questionamento dos moradores da Vila Socialista a respeito da médica Marcela, do PSF. Segundo o vereador, o contrato da profissional já venceu o prazo máximo e por isso não pode ser mais renovado, e que segundo a coordenação dos PSF, em breve um novo profissional estará atendendo no local. 

O vereador ainda disse que foi iniciada a troca de lâmpadas na cidade, que era uma indicação de sua autoria. Ele também sugeriu que o dinheiro que seria utilizado para o carnaval na cidade, já que o evento não vai ser realizado devido a pandemia, que possa ser utilizado para compra de medicamentos. 

O vereador Afrânio Donizetti Damásio falou sobre um trecho na Av. Cel José Martins, a respeito de uma obra realizada pela Copasa, porém, o asfalto não foi refeito, ocasionando transtornos aos moradores. 

Em tempo, vale ressaltar que as obras de restauração começaram na manhã desta quinta-feira (21). 

O vereador também fez a indicação para que seja contratado um médico plantonista para que quando falte um médico em alguma das unidades do PSF, esse médico possa substituir para a população não ficar sem atendimento.

Outra questão abordada pelo vereador, foi a respeito da limpeza de lotes. Devido ao período de chuvas, muitos lotes estão com muito mato ou sujos. O vereador lembrou que já existe uma lei no município para a limpeza dos lotes. Afrânio também pediu que a prefeitura termine as obras na rua Domingos Gaspar, cujos moradores já estiveram na câmara no ano passado, para pedir melhorias e foi feito somente uma parte do serviço.

Sobre o Covid-19, o vereador pediu fiscalização do gabinete de combate ao coronavírus em Muzambinho, quanto aos pacientes diagnosticados, sugerindo colocar duas pessoas para fiscalizar o cumprimento correto do isolamento domiciliar.

A vereadora Jacqueline Krauss, falou sobre as indicações apresentadas na reunião, destacando o pedido para asfalto no acesso ao Córrego dos Leites e um ofício para a Cemig, para realizar a instalação de postes na mesma estrada. A vereadora também falou sobre uma indicação em conjunto com o vereador Carlos Miranda, para colocação de redutores de velocidade/ lombadas, na Avenida Portugal, no Jardim Europa. 

Jacqueline também comentou do requerimento sobre os gastos com a Covid-19 em Muzambinho, onde é questionado quanto de verba veio para a cidade e como essa verba foi aplicada. O requerimento também questiona uma verba devolvida a união, de cerca de 169 mil reais, que teria sido recebida pelo município do Fundo Nacional da Cultura, através da Lei Aldir Blanc.

Jacqueline parabenizou o disk e denúncia do centro de atendimento a covid e o funcionamento aos finais de semana e também falou sobre a causa animal, informando que em breve poderá ser destinada verbas ao município para castração de animais.

O vereador Marco Antônio Ferreira iniciou sua fala também questionando sobre o trecho na Av. Cel José Martins, que precisa refazer o asfalto. Outra indicação feita pelo vereador, foi uma revisão no plano diretor, quanto a acessibilidade. Marcos citou um buraco na calçada próximo ao antigo Clube Recreativo, que pode dificultar o acesso para idosos e cadeirantes. 

O vereador também falou sobre as empresas que prestam serviço de internet na cidade, que as empresas instalam a fiação nos postes, causando poluição visual e até danificando lâmpadas e serviço telefônico. O vereador sugeriu que as empresas quando forem fazer vistoria ou a instalação do serviço, que apresentem ao Codema um plano de ação.

Concurso público também foi destacado pelo vereador em sua fala, além de voltar a cobrar a implantação de um código de ética e postura interno na Câmara. 

O vereador também pediu uma atenção as estradas rurais, para pelo menos corrigir alguns pontos de erosão causados pelo período chuvoso, evitando transtornos maiores aos moradores da zona rural. E também comentou sobre os ciganos que abordam as pessoas nas ruas, sem estarem usando máscaras e não respeitando as regras de distanciamento, devido ao período da pandemia.

Marco também falou que no dia 06 de janeiro recebeu uma grade aradora de 12 discos e vai receber um trator para ser trabalhado na comunidade do bairro Patrimônio, através do deputado federal José Silva Soares.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Gilmar Labanca foi o último a falar. Ele reforçou a fala do vereador Marco sobre os ciganos, falou sobre as estradas na zona rural e sobre uma parceira que as comunidades querem fazer para ajudar na conservação das estradas rurais. Segundo ele, se a prefeitura disponibilizar o randap, as comunidades farão mutirão para passar o veneno nas laterais das estradas, para facilitar o trabalho das máquinas na manutenção das mesmas. 

O vereador sugeriu que fosse feita a análise técnica para ver o que pode ser feito para a redução de velocidade em trechos das ruas Capitão Heleodoro Mariano, Sete de Setembro e Avenida Lauro Campedelli, além de colocação de cascalho nas estradas do bairro Angolinha.

Todos os requerimentos apresentados na reunião foram aprovados e as indicações serão encaminhadas ao executivo.

As reuniões da Câmara acontecem às segundas-feiras, e podem ser acompanhadas ao vivo pelo site www.camaramuzambinho.mg.gov.br e pelo Facebook da Câmara. A próxima está marcada para o dia 25 de janeiro, às 20h.



Foto: Reprodução Câmara Municipal de Muzambinho

Compartilhar

Fonte - Redação Atividade FM

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO