Nota oficial sobre a greve de servidores do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

25.04.2024

Greve foi deflagrada desde a última segunda-feira, 22 de abril.

O Campus Muzambinho divulgou uma nota oficial sobre a situação da greve na instituição.

Confira a nota na íntegra:

A direção-geral do Campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) dirige-se à comunidade acadêmica e ao público em geral para informar sobre a decisão dos professores e técnicos administrativos do campus de aderirem à greve nacional, conforme Ofício n. 01/2024 da Coordenação Geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) – Seção Sindical de Muzambinho

No dia 19 de abril ocorreu reunião extraordinária do Colegiado Acadêmico (CADEM) – Campus Muzambinho que aprovou por unanimidade a suspensão do calendário acadêmico conforme ata Nº2/2024/GAB-MUZ/MUZ/IFSULDEMINAS.

O movimento grevista irá ocorrer a partir do dia 22 de abril (segunda-feira), por tempo indeterminado. Dessa forma, a partir desta data, as aulas e demais atividades letivas no Campus Muzambinho estarão suspensas.

Como as discussões e assembleias sobre a greve ainda estão em curso, a instituição irá emitir, nos próximos dias, nota oficial sobre como serão mantidas as atividades essenciais, e informará as diretrizes institucionais que serão adotadas durante o período.

A gestão do Campus Muzambinho mantém diálogo com a coordenação do movimento de greve para, de forma transparente por meio dos canais oficiais institucionais, informar seus estudantes, servidores e comunidade externa sobre o andamento da greve geral e seus impactos nas atividades acadêmicas”.

Direção-geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

19/04/2024

Região

Técnicos e professores dos institutos federais de Passos, Inconfidentes, Pouso Alegre e Poços de Caldas já estão de greve, assim como professores do Cefet de Varginha e Nepomuceno e também alguns técnicos da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), os técnicos estão em greve desde o mês passado. Já os docentes ainda vão passar por assembleia. As outras universidades federais da região estão com assembleias marcadas para os próximos dias.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) fez uma assembleia nesta segunda-feira (15). Professores e técnicos decidiram por não instaurar a greve, mas o indicativo dela continua, o que significa que isso pode ser votado novamente nas próximas reuniões.

Entre as reivindicações dos movimentos estão o reajuste salarial, reestruturação de carreira e recomposição do orçamento.

Os docentes pedem reajuste de 22,71%, dividido em três parcelas iguais de 7,06%, em 2024, 2025 e 2026. Até o momento, o governo federal propõe aumento total de 9%, por meio de duas parcelas de 4,5% em 2025 e 2026.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que "vem envidando todos os esforços para buscar alternativas de valorização dos servidores da educação, atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias e que, no ano passado, o governo federal promoveu reajuste de 9% para todos os servidores.

Foto: Campus Muzambinho IFSULDEMINAS

Fonte - Campus Muzambinho - IFSULDEMINAS | g1 Sul de Minas