Novo modelo de urna eletrônica será usado em Muzambinho e Juruaia
30.09.2024
Eleições municipais acontecem no próximo domingo, dia 06 de outubro.Nas eleições municipais deste ano, os eleitores de Muzambinho e Juruaia votarão, pela primeira vez, utilizando um novo modelo de urna eletrônica: a UE2020.
Este modelo é mais ergonômico, possui um processador mais potente, sendo 18 vezes mais rápido do que o modelo anterior e recebeu aprimoramento dos mecanismos de criptografia.
A urna eletrônica modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos modelos anteriores: o teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela, aliás, tem mais qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos.
Tanto a urna UE2020 quanto aquelas de modelos anteriores terão uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) indicando o cargo que está em votação em cada etapa para facilitar o voto das pessoas que têm deficiência auditiva.
A nova urna eletrônica é mais ágil e segura, mas várias características da urna e do sistema eletrônico de votação, já disponíveis anteriormente, foram mantidas, garantindo a segurança do processo eleitoral:
As urnas eletrônicas não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth.
Uso do que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais, garantindo que somente o sistema e programas desenvolvidos pelo TSE e certificados pela Justiça Eleitoral (JE) sejam executados nos equipamentos.
Possibilidade de auditoria das urnas, antes, durante e após a votação, pelos partidos e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e pela sociedade em geral.
Impressão da zerésima (comprovante que mostra que, no início da votação, não há voto registrado na urna para nenhuma candidatura).
Emissão dos Boletins de Urna (BUs) logo após o término da votação, com a distribuição de cópias aos partidos e a afixação do BU em cada seção eleitoral para quem quiser comparar com os dados divulgados no Portal do TSE.
As urnas continuam contando com o Registro Digital do Voto (RDV). Nele, as informações sobre os votos são embaralhadas em uma tabela que assegura o sigilo da votação.
No dia da eleição, continua a ser realizado o Teste de Integridade em dezenas de urnas que já estavam prontas para uso. Essa certamente é uma das etapas de segurança mais conhecidas por eleitoras e eleitores.
Compartilhar
Veja também
Janeiro branco: Campanha em prol da saúde mental em 2026
06.01.2026
Muzambinho abre prazo para alistamento militar obrigatório de 2026
06.01.2026
Emissão das notas já é feita exclusivamente pela plataforma da Receita Federal desde 1º de janeiro em Muzambinho
06.01.2026
Primeiro feminicídio de 2026 na região é registrado em Bom Repouso
02.01.2026
Motorista morre e sete pessoas ficam feridas em batida frontal na MGC-369, em Campos Gerais
02.01.2026
Cooxupé está entre as maiores empresas do Brasil, segundo ranking Forbes Agro100
02.01.2026
Começa a valer isenção de IR para quem recebe até R$ 5 mil por mês
02.01.2026
Tanzaniana e etíope são campeões da São Silvestre 2025; brasileiros terminam em terceiro
31.12.2025
Poços de Caldas: Homem de 60 anos morre após perder controle da moto e cair
31.12.2025