Prêmio Bicicleta Brasil publica resultado e projeto de Juruaia celebra 12º lugar e reconhecimento nacional

12.11.2024

Projeto usa a brincadeira com a Bicicleta na Educação Física

O projeto “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física”, desenvolvido na Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende, em Juruaia (MG), conquistou reconhecimento nacional ao receber o Selo do Programa Bicicleta Brasil 2024. O resultado com a classificação definitiva foi divulgado no Diário Oficial da União em 7 de novembro de 2024, e o selo foi concedido pelo Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Governo Federal.

Além de obter o Selo, o Bike Game alcançou o 12º lugar na categoria “Projetos, Planos, Programas e Urbanização” do Prêmio Bicicleta Brasil, destacando-se entre as principais iniciativas brasileiras voltadas para a mobilidade sustentável e o uso da bicicleta em diversas esferas sociais. O projeto recebeu uma avaliação criteriosa, com notas em fomento (100%), sustentabilidade (75%), saúde e qualidade de vida (92%), abordagem sistemática (50%), planejamento (67%), conscientização (92%), impacto estrutural (33%), integração modal (42%), educação para o trânsito (92%) e cicloturismo e lazer (58%). Com essa avaliação, o Bike Game somou 7 pontos na classificação final.

Participaram do prêmio 76 projetos de todo o país, em diversas categorias, como Segurança Viária, Sistemas de Informação e Redes, Mobilização e Incidência Política, Fomento à Cultura da Bicicleta e Incentivo ao Uso da Bicicleta. Entre todos os concorrentes, o Bike Game foi o único projeto de Minas Gerais habilitado em 2024, além de utilizar a bicicleta como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física.

O professor Fagner José Passos, idealizador do projeto, destaca a importância do reconhecimento: “Participar do Prêmio Bicicleta Brasil foi uma oportunidade importante para avaliarmos e aprimorarmos o projeto, ajustando-o ainda mais às necessidades dos alunos e aos desafios atuais. Com o projeto, nossas aulas ganham uma dimensão inovadora ao incluir a bicicleta como recurso pedagógico, além de adotar uma metodologia que motiva os alunos a avançarem no jogo criado e a conquistarem as fases juntos. Agora, com esse reconhecimento, queremos expandir a iniciativa e contribuir com a comunidade acadêmica, incentivando outros professores a utilizarem a bicicleta como ferramenta de aprendizado, indo além de seu uso como meio de transporte”, concluiu. 

Para conquistar essa certificação, o Bike Game contou com o apoio de inúmeras pessoas e instituições, e o professor fez questão de ressaltar sua gratidão: “Estou muito feliz em ver o quanto nosso projeto evoluiu. O Bike Game é a continuidade de uma ideia que surgiu durante o ensino remoto, em plena pandemia, e hoje é reconhecido nacionalmente. Agradeço profundamente a todos que confiaram na ideia e contribuíram para transformar o que parecia um sonho em realidade. Essa conquista mostra que a sociedade pode e deve se engajar em projetos escolares”, enfatizou.

Desenvolvido entre 2023 e 2024, o Bike Game faz parte da pesquisa do professor Fagner Passos no Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF-IFSULDEMINAS) sob coordenação do professor Arnaldo Leitão e promove o uso da bicicleta nas aulas de Educação Física, utilizando o brincar de bicicleta e a gamificação para envolver os alunos em diferentes temas como mobilidade urbana, educação para o trânsito, sustentabilidade e inclusão, de forma divertida e educativa. Com essa abordagem inovadora, o projeto tem transformado a prática pedagógica e ampliado o leque de conteúdos abordados nas aulas, servindo de inspiração para iniciativas semelhantes em todo o Brasil.

Conheça mais sobre o Bike Game: clique aqui


Foto: Divulgação

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Fonte - Ascom

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