Escola estadual de Elói Mendes será fechada após prefeitura pedir prédio de volta
17.01.2025
Imóvel estava cedido até 2040, mas nova administração municipal alega despesas e o quer de volta.A Escola Estadual São Luiz Gonzaga, em Elói Mendes (MG), será fechada e seus 400 alunos transferidos para a Escola Estadual Brasilino Alves Pereira. A decisão foi comunicada pela Secretaria Estadual de Educação após a prefeitura solicitar a devolução do prédio, que abrigará departamentos municipais para reduzir despesas.
O imóvel, cedido ao estado em 2020 por um termo de permissão de uso de 20 anos, possui cláusula de rescisão a qualquer momento. A devolução foi requisitada pelo prefeito Natal Cadorini (Solidariedade) antes de sua posse, gerando protestos de alunos e professores e debates no Ministério Público e na Câmara Municipal.
A Secretaria de Educação tentou evitar a mudança, mas confirmou o fechamento em janeiro. Segundo o órgão, a E.E. Brasilino Alves Pereira tem capacidade para receber os estudantes e garantiu que as aulas começarão normalmente em 10 de fevereiro.
Profissionais contratados manifestaram preocupação com possíveis demissões e lamentaram o fechamento da escola, considerada uma "família" para a comunidade. A prefeitura defendeu a medida, citando um gasto de R$ 563 mil com instalações provisórias e a necessidade de otimizar recursos municipais.
Compartilhar