Oficina Gratuita de Palhaçaria com o Grupo Trampulim será realizada em Muzambinho, além espetáculos de artes cênicas
25.04.2025
Oficina integra a programação do Trupi – Festival Itinerante de Artes Cênicas.Chegou a sua oportunidade de saber mais sobre Palhaçaria com a galera do Trampulim, grupo que integra a programação do Trupi - Festival Itinerante de Artes Cênicas na cidade de Muzambinho.
É só participar da oficina “PalhaçaRIA perCURSO AFETAdo”, uma realização do Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG.
A atividade gratuita será realizada no sábado, dia 10 de maio, das 9h às 12h, na Casa de Cultura Muzambinho.
Inscreva-se em: mais.sescmg.com.br/trupi
Além da oficina, o Trupi receberá cinco espetáculos de artes cênicas nos dias 9, 10 e 11 de maio!
SOBRE A OFICINA:
A oficina palhaçaRIA perCURSO AFETAdo propõe um mergulho no universo da palhaçaria, munindo o participante de ferramentas para o jogo.
O caminho da palhaçaria exige um estado diferenciado e uma consciência própria. A diversidade de possibilidades sobre esta figura milenar pode levar-nos a uma infinidade de caminhos. A metodologia da oficina propõe aos participantes conhecerem jogos cênicos, improvisação e atuação de um palhaço.
Os caminhos apontados nesta oficina são fruto de um estudo pautado em práticas, treinamentos, pesquisas e reflexões. O conteúdo trabalhado apresenta-se da seguinte forma:
Estado, desdobramentos do estado e a manutenção do mesmo em cena. A partir de jogos de escuta e observação criamos um contexto corporal e emocional para que as participantes permitam-se fazer um exercício de si, de suas pulsões e extravasamento.
Improvisação, intuição, escuta e conexão, triangulação, contraponto, composição, conflito e equilíbrio. Nesta etapa, exercícios e improvisações conduzidas garantem o desdobramento e a manutenção do estado de presença desenvolvido até então.
A partir de brincadeiras trabalhamos elementos como: intuição, concentração, tensão e atenção, memória emotiva, quebra de tabus, a relação com o erro, o ridículo, a mecânica do riso, o desenvolvimento do jogo, do estado e da lógica do palhaço.
Oficineiros:
Adriana Morales - Adriana Morales é bacharel em Jornalismo pela PUC Minas, e, hoje, é integrante e diretora do Grupo Trampulim. Iniciou-se nas artes em 1998 na Spasso – Escola Popular de Circo onde estudou as técnicas circenses até 2003, se especializando na linguagem do Palhaço sob orientação da atriz e historiadora Paula Manata.
Tiago Mafra é formado em circo pela Spasso Escola Popular de Circo com especialização em palhaço. Integra o Grupo Trampulim desde 1998, onde também é gestor e diretor, realizando vários espetáculos, números e oficinas
Rafael Protzner integra a equipe artística do Trampulim desde 2008. Iniciou sua carreira em 2005 através dos cursos livres da Cia Luna Lunera. Se formou como ator, no Teatro Universitário/UFMG em 2009, formação aperfeiçoada com a realização de inúmeras pesquisas com importantes nomes do cenário teatral contemporâneo.
Público alvo: Público em geral a partir de 16 anos.
AVISO IMPORTANTE: Para o público é ideal ir com roupas e calçados confortáveis para atividades corporais.

Compartilhar
Veja também

Acidentes com caminhões causam congestionamentos na Fernão Dias
25.04.2025
Acidentes foram registrados nas rodovias próximos a Juruaia e Monte Belo
25.04.2025
1ª Copa “Aparecida Martins – Cidoca” de Handebol em Muzambinho
25.04.2025
Governador Romeu Zema fala sobre investimentos na MG-050 com inauguração de cervejaria em Passos
25.04.2025
Detento é resgatado por homens armados durante velório em Divisa Nova
25.04.2025
Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Botelhos
25.04.2025
Sala Mineira do Empreendedor em Muzambinho vai realizar um Mutirão de Atendimento Empresarial
24.04.2025
IF Sul de Minas tem 940 vagas abertas para cursos técnicos e superiores
24.04.2025
Juruaia sedia Dia de Campo sobre agricultura sustentável nesta sexta-feira (25)
24.04.2025