Copom eleva taxa básica de juros da economia pela sétima vez seguida
19.06.2025
Selic agora é de 15% ao ano, maior valor desde 2006.O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-feira (18), elevar pela sétima vez seguida a taxa básica de juros da economia brasileira. Com o aumento de 0,25 ponto percentual, a Selic agora é de 15% ao ano, a maior taxa desde 2006.
Segundo o Copom, essa decisão é compatível com a nova estratégia de meta contínua da autoridade monetária, que é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. O objetivo, afirma o comitê, é de assegurar a estabilidade de preços.
Outra justificativa dada pelo comitê é o cenário internacional incerto, que exige cautela por parte de países emergentes em ambiente de acirramento da tensão geopolítica. O Copom citou especialmente a conjuntura e a política econômica nos Estados Unidos e os efeitos de suas políticas comercial e fiscal.
O Comitê de Política Monetária informou ainda que deverá manter os juros em 15% ao ano nas próximas reuniões, enquanto observa os efeitos do ciclo de alta da Selic sobre a economia. Porém, não descartou novas altas, caso a inflação suba.
A decisão vai na contramão do que indicava o último Boletim Focus do Banco Central. Os economistas ouvidos pelo BC projetavam que os juros ficariam estáveis, em 14,75%, até o final de 2025.

Compartilhar
Veja também

Motorista de aplicativo é encontrado morto dentro do carro
14.07.2025
Câmara Municipal de Muzambinho será ponto de doação de livros para o FeLiM 2025
14.07.2025
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Alpinópolis
14.07.2025
Com ajuda de turistas, bombeiros resgatam cachorro em ribeirão de Poços de Caldas
14.07.2025
Imagens do carro mostram gravidade do acidente com o cantor Fabiano da dupla com César Menotti
14.07.2025
Incêndio atinge empresa que fornece alimentação para presídio de Três Pontas
14.07.2025
Carreta tomba na Rodovia Fernão Dias e motorista fica gravemente ferido
14.07.2025
Motociclista morre e filho fica ferido após acidente na BR-491 em Guaranésia
14.07.2025
Motorista de aplicativo é rendido por dupla armada e tem carro roubado em Poços de Caldas
14.07.2025