Operação Ianque desarticula quadrilha especializada em furtos e roubos a propriedades rurais na região
04.07.2025
Delegacia Rural de Guaxupé deflagrou nesta semana a "Operação Ianque".A Delegacia Rural de Guaxupé deflagrou nesta semana a "Operação Ianque", que resultou na prisão de quatro pessoas suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em crimes contra propriedades rurais. A ação é fruto de 12 meses de investigação e faz parte do programa Campo Seguro, do 18º Departamento da Polícia Civil de Poços de Caldas.
Os mandados de prisão foram cumpridos em três cidades diferentes: dois homens foram presos em Franca (SP), um em Campos Altos e outro em Rio Paranaíba, ambas no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
As investigações apontam que os suspeitos estavam envolvidos em crimes ocorridos no ano passado, incluindo furtos e roubos a duas fazendas em Nova Resende e Bom Jesus da Penha, com prejuízo superior a R$ 1,5 milhão aos produtores.
O delegado Manoel Nora, que atua na Delegacia de Nova Resende e também é responsável pela Delegacia Rural da regional de Guaxupé, explicou que a investigação teve início após o furto de 110 sacas de café especial em um barracão no distrito da Petúnia.
A partir disso, os investigadores chegaram até Campos Altos e Rio Paranaíba, onde foram localizados dois homens apontados como líderes do grupo. Segundo o delegado, um deles é dono de uma transportadora e o outro, produtor rural e fazendeiro.
Além dos quatro presos, um quinto integrante segue foragido. Trata-se de um homem de Ribeirão Preto (SP), com cerca de dez mandados de prisão em aberto.
A Polícia Civil acredita que o grupo possa estar envolvido em outros crimes na região, com o mesmo modus operandi. O delegado explicou que os elementos reunidos nos autos do inquérito serão compartilhados com outras delegacias que investigam casos semelhantes.
Segundo Manoel Nora, o período da colheita é especialmente sensível para a segurança no campo. O delegado alerta que o café, diferentemente de outros bens furtados, pode ser vendido pelo preço cheio do mercado, o que o torna um alvo atrativo para quadrilhas organizadas.
A apreensão de caminhões e caminhonetes usados pela quadrilha representa, segundo o delegado, um duro golpe nas ações do grupo.

Compartilhar
Veja também

Motorista de aplicativo é encontrado morto dentro do carro
14.07.2025
Câmara Municipal de Muzambinho será ponto de doação de livros para o FeLiM 2025
14.07.2025
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em Alpinópolis
14.07.2025
Com ajuda de turistas, bombeiros resgatam cachorro em ribeirão de Poços de Caldas
14.07.2025
Imagens do carro mostram gravidade do acidente com o cantor Fabiano da dupla com César Menotti
14.07.2025
Incêndio atinge empresa que fornece alimentação para presídio de Três Pontas
14.07.2025
Carreta tomba na Rodovia Fernão Dias e motorista fica gravemente ferido
14.07.2025
Motociclista morre e filho fica ferido após acidente na BR-491 em Guaranésia
14.07.2025
Motorista de aplicativo é rendido por dupla armada e tem carro roubado em Poços de Caldas
14.07.2025