Toffoli homologa acordo para ressarcimento de beneficiários do INSS

04.07.2025

Aposentados e pensionistas receberão valores na folha de pagamento.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, homologou, nesta quinta-feira (3), o acordo que prevê a devolução integral e imediata dos descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do INSS que eram destinados a entidades associativas. O ressarcimento será feito diretamente na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas lesados.

O beneficiário que aderir ao acordo deverá concordar em receber os valores na esfera administrativa e desistir de ações judiciais contra a União e o INSS. No entanto, fica preservado o direito de ingressar com ações na justiça estadual para postular outros direitos em face das associações envolvidas. As ações coletivas propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) serão extintas.

Com a homologação, os pagamentos devem começar no dia 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias. Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários.

Toffoli não aceita abertura de crédito extraordinário

Toffoli não aceitou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para determinar a abertura de crédito extraordinário no orçamento para viabilizar o ressarcimento, por entender que essa medida é de competência do Congresso Nacional. No entanto, para o ministro, os recursos para o pagamento poderão ficar fora do limite de gastos do novo arcabouço fiscal.

A audiência de conciliação realizada no STF em 24 de junho contou com a participação de representantes da União, do INSS, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União (DPU) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.



Foto: Ilustrativa

Compartilhar

Fonte - Agência Minas | Rádio Agência Nacional

Solicitar Musica

UF

MG

  • AC

  • AL

  • AP

  • AM

  • BA

  • CE

  • DF

  • ES

  • GO

  • MA

  • MT

  • MS

  • MG

  • PA

  • PB

  • PR

  • PE

  • PI

  • RJ

  • RN

  • RS

  • RO

  • RR

  • SC

  • SP

  • SE

  • TO