Campanha de Multivacinação vai até 1º de setembro
11.08.2026
Objetivo é atualizar cadernetas de crianças e adolescentes até 15 anos.O Ministério da Saúde promove, até o dia 1º de setembro, a Campanha de Multivacinação 2026, para atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação reforça a proteção contra doenças graves, como pneumonias e meningites. A campanha terá um Dia D nacional, em 22 de agosto, com a oferta de 20 imunizantes.
O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram disponibilizados 1 milhão e meio de doses aos estados.
Entre as vacinas estão BCG, Hepatite A e B, Poliomielite, Dengue e Covid-19. O Ministério da Saúde também está intensificando a vacinação contra o sarampo nos municípios de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo, para todas as pessoas de 6 meses a 59 anos. A medida foi adotada após o registro de casos importados e transmissões relacionadas. Em 2019, o estado registrou mais de 20 mil pessoas com a doença.
A mobilização engloba ainda atualizações recentes do calendário, como a oferta da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e a vacinação contra a covid-19 para crianças, conforme as indicações específicas de cada imunizante.
Esta também é a primeira edição da multivacinação com a vacina pneumocócica 20-valente, incorporada neste ano ao Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante amplia a proteção contra pneumonias e meningites e é indicado para crianças menores de 5 anos, conforme o esquema vacinal.
A vacinação é a principal forma de proteção contra diversas doenças. Manter altas coberturas é fundamental para proteger crianças e adolescentes, reduzir a circulação de vírus e bactérias e evitar o retorno ou a disseminação de doenças que podem causar complicações graves, sequelas e até mortes.
Durante a Campanha de Multivacinação no ano passado, foram aplicadas mais de 7 milhões e meio de doses em todo o país, sendo cerca de 1 milhão durante o Dia D.
Compartilhar
Veja também
FeLiM 2026 acontece em Muzambinho de 17 a 22 de agosto
11.08.2026
Cooxupé destaca impacto das chuvas na colheita e reforça cuidados com a qualidade do café
07.08.2026
Casos de SRAG mantêm tendência de queda em grande parte do país
07.08.2026
Cooxupé devolve R$ 622 milhões a mais de 20 mil cooperados após vitória judicial sobre cobrança de imposto
06.08.2026
Cana Verde recebe título de 'Hollywood Caipira' após se destacar como terra de influenciadores rurais em Minas Gerais
06.08.2026
PF apura suposto esquema de desvio de recursos públicos na Universidade Federal de Lavras
06.08.2026
Homem é preso suspeito de importunação sexual contra estudante na saída da Unifal em Varginha
06.08.2026
Polícias Civil e Militar fazem operação contra furtos de caminhonetes em Alfenas
06.08.2026
Colheita de café na área de atuação da Cooxupé atinge 67,3%
05.08.2026