Decreto da Prefeitura de Aparecida estabelece cronograma de reabertura gradual do Santuário e rede hoteleira
30.06.2020
Segundo decreto, o Santuário Nacional e a rede hoteleira podem reabrir no dia 28 de julho.A Prefeitura de Aparecida (SP) publicou, nesta segunda-feira (29), um decreto que permitirá a retomada gradual da presença de público nas celebrações do Santuário Nacional e das atividades econômicas na cidade, bem como da rede hoteleira e da feira livre.
De acordo com a administração municipal, tanto o Santuário Nacional quanto a rede hoteleira podem reabrir no dia 28 de julho, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Já a feira livre tem como data prevista para a retomada de suas atividades o dia 15 de agosto.
Na última sexta-feira (26), a Basílica da Padroeira do Brasil recebeu a visita de equipes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise da Prefeitura de Aparecida. Na ocasião, foram apresentados os protocolos que o Santuário Nacional desenvolveu para a retomada das atividades celebrativas com a presença de devotos.
O plano apresentado ao Comitê de Crise detalha o fluxo que os romeiros deverão seguir ao entrarem no complexo de acolhida da Basílica, abordando desde a aferição de temperatura corporal até a orientação sobre os locais que os fiéis deverão ocupar dentro do templo.
As equipes de trabalho do Santuário já vêm se preparando para a retomada com a realização de treinamentos teóricos e práticos.
Ainda segundo a prefeitura, as datas foram definidas com base na modelagem SEIR, utilizada pelo Estado de São Paulo, que projeta os números de casos (confirmados e suspeitos) de coronavírus em Aparecida, em diferentes cenários. Após análise da atual situação da doença no município e de reuniões com representantes de diferentes setores da cidade, chegou-se à determinação dos dias para a reabertura gradual.
Desde o início do período de quarentena no Estado de São Paulo, o Santuário Nacional já adotou medidas que visam o combate à Covid-19.
Saiba mais clicando aqui.
Compartilhar
Veja também
Hospital Bom Pastor, em Varginha, recebe acelerador linear e deve dobrar capacidade de radioterapia pelo SUS
17.03.2026
PM desarticula desmanche de motos e prende jovem de 19 anos em Andradas
17.03.2026
MP abre investigação para apurar mortes em ações policiais em Campo Belo
17.03.2026
Herdeiros são condenados a reconstruir casarão histórico demolido em Carmo do Rio Claro
16.03.2026
Femagri 2026 terá pela primeira vez teatro infantil voltado ao cooperativismo
16.03.2026
Atleta passa mal e morre durante prova de corrida em trilha em Delfinópolis
16.03.2026
Jovem de 21 anos fica ferido em colisão entre carro e moto em Alfenas
16.03.2026
Duas mulheres ficam feridas após capotamento na MGC-491, em Alfenas
16.03.2026
Assembleia Digital da Sicredi das Culturas RS/MG inicia nesta segunda-feira
16.03.2026