Santa Casa irá permitir apenas internações por Covid-19 em Guaxupé, MG
18.01.2021
Documento orienta médicos plantonistas do hospital e foi divulgado nas redes sociais.A Santa Casa de Guaxupé suspendeu por tempo indeterminado todas as internações não covid no hospital. Um memorando assinado pela diretora técnica Salma Regina Gallate orienta os médicos plantonistas começou a circular em grupos de whatsapp. A decisão da Santa Casa foi tomada na noite deste sábado (16), após reunião urgente com a diretoria administrativa.
Os pacientes que precisarem de internação clínica serão avaliados pelo plantão que fará o primeiro atendimento e fará a inclusão no sistema SUS Fácil, que regulamenta leitos de UTI em outras unidades de saúde. Com a decisão da Santa Casa de Guaxupé, paciente não covid poderão ser internados nas Santas Casas de Guaranésia, Muzambinho e no hospital de Juruaia.
Essa medida já havia sido prevista desde ano passado, quando a Santa Casa passou a ser a referência de atendimento dos casos graves de Covid na região, por ser a única que possui UTI.
Segundo a médica, havia 12 leitos disponíveis para internação de clínica médica, e no sábado estava com 6 leitos ocupados, pois também já foi ampliada.
Já a enfermaria para internação de pacientes com Covid são 19 leitos disponíveis e na data do último sábado havia 14 pacientes internados, tendo semanas com lotação total. “Quando um paciente está internado por causa indeterminada ou aguardando resultado de exame, este paciente fica em outro tipo de enfermaria”, explicou Dra Salma.
“Nós não esperávamos que precisássemos chegar nesse ponto. A decisão foi tomada devido vários fatores, como a gravidade e o aumento do número de casos e também pela superlotação da UTI e da enfermaria Covid”, explicou a diretora técnica e responsável pela UTI, Dra Salma Regina Gallate.
Salma explicou também que o principal fator que levou a instituição a suspender as internações é a falta de profissionais de saúde.
“Estamos sem alguns funcionários que testaram positivo para Covid-19 e foram afastados. Outros não se sentiam aptos para enfrentar a pandemia e pediram afastamento. Também não tivemos resposta ao pedido de contratação de novos técnicos e enfermeiros”, justificou.
Ainda de acordo a diretora, o tempo de duração será de 20 dias, tempo considerado suficiente para que os funcionários afastados retornem e novas contratações sejam feitas.

Compartilhar
Veja também

Suspeito de roubo em Alpinópolis lança pedra contra policial e acaba preso após perseguição
15.09.2025
Homem é preso após provocar incêndio de grandes proporções em Poços de Caldas
15.09.2025
Mulher fica ferida após carro capotar em rodovia entre Alfenas e Campos Gerais
15.09.2025
9ª edição do Concurso de Qualidade de Café de Muzambinho recebe 105 amostras de 76 produtores
15.09.2025
Queijos artesanais de Aiuruoca, Araxá, Itamonte e São Roque são eleitos os melhores de Minas Gerais
15.09.2025
Três Pontas celebra 120 anos de morte do Beato Padre Victor
15.09.2025
Motoristas já podem quitar débitos via Pix durante blitz e evitar remoção do veículo em Minas Gerais
15.09.2025
Minas Gerais terá o primeiro centro de reciclagem de ímãs de terras raras do Hemisfério Sul em Poços de Caldas
15.09.2025
Unidade Móvel do Senac está com 192 vagas em oficinas gratuitas de gastronomia em Muzambinho
11.09.2025