Varíola dos macacos: SES-MG confirma dois casos e investiga nove suspeitas no Sul de Minas
02.08.2022
Estado confirmou casos que já haviam sido divulgados pelas prefeituras de Pouso Alegre e Poços.A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou duas contaminações de varíola dos macacos no Sul de Minas e revelou que nove casos estão em investigação na região. Os dados foram confirmados pelas SES-MG nesta segunda-feira (1º).
Os casos confirmados pela secretaria são os de Poços de Caldas e Pouso Alegre, que já haviam sido divulgados pelas prefeituras (veja detalhes mais abaixo).
Conforme os dados da SES-MG, os casos suspeitos estão em investigação em Andradas (1), Itajubá (1), Poços de Caldas (2), Pouso Alegre (4) e São Sebastião do Paraíso (1).
Um caso em Guaxupé, um em Três Corações e dois em Varginha também estavam em investigação, mas os mesmos foram descartados pela Secretaria de Estado de Saúde. A SES-MG havia divulgado uma suspeita em Lavras durante a semana passada, mas o caso foi retirado do relatório desta sexta-feira (29).
Casos confirmados
Em Poços de Caldas, o caso suspeito havia sido divulgado pela prefeitura na terça-feira (26) e foi confirmado nesta segunda-feira, após análise de Fundação Ezequiel Dias. A prefeitura informou que outros dois casos estão em investigação.
Segundo a prefeitura de Poços de Caldas, no dia 22 de julho, um paciente com histórico de viagem entrou em contato com o sistema de Saúde com sintomas característicos da Monkeypox, popularmente conhecida por Varíola de Macacos.
O setor da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde foi informado, coletou a amostra que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias. O resultado foi positivo para a doença.
A prefeitura informou que o paciente está em bom estado de saúde, recebendo assistência médica e permanece em isolamento domiciliar, com medicação sintomática.
Em Pouso Alegre, a Secretaria de Saúde também confirmou o primeiro caso de Monkeypox. Segundo a prefeitura, o paciente está estável, sem complicações e em isolamento domiciliar. Ainda de acordo com a administração municipal, outros dois casos suspeitos investigados foram descartados.

Compartilhar
Veja também

Reunião ordinária dos vereadores de Muzambinho retomam no dia 04 de agosto de 2025
01.07.2025
Governo de Minas publica novo edital do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
30.06.2025
Incêndio atinge área do aeroporto de Poços de Caldas
30.06.2025
Coleta de lixo terá novos horários a partir de 1º de julho em Muzambinho
30.06.2025
Homem de 37 anos morre após ser esfaqueado em praça de Areado; suspeito é preso
30.06.2025
Cárcere privado em Guaxupé: corpo de mulher morta é sepultado e marido é levado para presídio
30.06.2025
Prouni vai oferecer 211 mil bolsas de estudo
30.06.2025
Caminhoneiro é arremessado para fora do veículo em capotamento na BR-146, em Guaxupé
30.06.2025
Polícia Civil prende quatro em operação contra tráfico e crime
27.06.2025