Três pessoas são vítimas do golpe 'chupa-cabras' em Poços de Caldas; prejuízo chega a R$ 84 mil
30.01.2025
Casos aconteceram durante o final de semana para dificultar que o cliente perceba a movimentação.Três pessoas foram vítimas do golpe "chupa-cabras", em duas agências bancárias de Poços de Caldas (MG), no mês de janeiro. O prejuízo chega a R$ 84 mil, segundo o Procon, onde as vítimas registraram reclamações.
Os golpistas instalam um aparelho no caixa eletrônico que captura dados do cartão e senhas dos usuários. Quando o aparelho retém o cartão, um golpista se oferece para ajudar e troca o cartão da vítima por outro falso.
"Com a senha, ele [golpista] consegue acessar aquela conta, fazer os saques e também gastar no comércio. A gente teve notícia que uma dessas pessoas teve prejuízo no comércio local. O golpista compareceu ao comércio e fez gastos vultuosos", disse a coordenadora do Procon, Fernanda Soares.
De acordo com a coordenadora, o golpe é antigo e já há muito tempo não era registrado em Poços de Caldas. Ele acontece geralmente aos finais de semana, quando não há funcionários nas agências bancárias e para dificultar que a vítima perceba a movimentação na sua conta bancária.
Ninguém foi preso. Segundo Fernanda, os bancos já estão de posse das imagens das câmeras de segurança, verificando que de fato havia o dispositivo instalado e ressarcindo os clientes.
Desconfie
A coordenadora do Procon orienta a desconfiar de qualquer coisa estranha que ocorra em transações realizadas em caixas eletrônicos.
"A gente sempre dá dica para o consumidor de sempre ficar atento nas máquinas. Verificou que houve qualquer fato diverso ao que ele está acostumado, jamais solicite ajuda de desconhecidos. Também verifique se o cartão que está recebendo de fato é o dele próprio. Verifique se há alguma diferença diferenciação no caixa", afirmou.
Se o cliente perceber que foi vítima do golpe do chupa cabra deve entrar em contato imediatamente com o banco para bloquear o cartão. Também é preciso formalizar uma reclamação junto ao banco, informando sobre a fraude e solicitando a devolução dos valores e registrar um boletim de ocorrência.
De acordo com o Procon, os bancos têm a responsabilidade de garantir a segurança das operações nos caixas eletrônicos. Isso envolve não apenas ressarcir os clientes em casos de fraudes, mas também implementar tecnologias preventivas, como o uso de chips em cartões, que são significativamente mais seguros do que a faixa magnética. Além disso, os bancos devem assegurar a manutenção regular dos caixas eletrônicos para detectar e remover dispositivos.

Compartilhar
Veja também

Rodas de carreta se soltam e atingem cabine de caminhão na Fernão Dias, em Lavras
09.07.2025
Pe Francisco dos Santos completa mais um ano de vida nesta quarta-feira
09.07.2025
Motociclista morre em grave acidente na MG-184
09.07.2025
Capacitação em Turismo: Prefeitura Lança Formulário de Interesse para Curso de Condutores de Turismo em Muzambinho
09.07.2025
População promove manifestação pacífica em Alpinópolis e cobra recuperação urgente da MG-446
08.07.2025
Eleitores da região têm baixa adesão ao cadastro biométrico
08.07.2025
Anvisa suspende vendas de azeite, molho de alho, champignon em conserva e polpa de fruta
08.07.2025
Motorista fica preso às ferragens após caminhão bater em mureta na Serra do Campestrinho em Poços
08.07.2025
Homem morre após ser atropelado na avenida Alcoa em Poços de Caldas
08.07.2025