Furto em sistema de abastecimento deixa bairro Moçambo sem água em Muzambinho
09.07.2025
Prefeitura divulgou nota de repúdio.Na noite da última segunda-feira, 7 de julho, um furto de equipamentos essenciais ao sistema de abastecimento de água foi registrado no bairro Moçambo, em Muzambinho. Criminosos levaram uma bomba elétrica, parte da fiação, canos e luvas, comprometendo completamente o fornecimento de água potável para toda a comunidade.
O crime deixou dezenas de famílias sem acesso ao recurso básico. A Polícia Militar esteve no local na terça-feira para concluir os procedimentos após o registro de um boletim de ocorrência. Os autores ainda não foram identificados.
Segundo responsáveis pelo sistema de abastecimento, medidas judiciais estão sendo tomadas, e está em avaliação uma solução emergencial para restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível.
A comunidade local reforçou a importância da água como bem essencial à vida e alertou que a compra de materiais furtados configura crime de receptação, conforme previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro. A pena pode variar de detenção a reclusão, dependendo da forma de participação.
As autoridades seguem investigando o caso, e afirmam que os responsáveis serão identificados e responsabilizados.
A prefeitura divulgou a nota de repúdio:
NOTA DE REPÚDIO
Na noite de segunda feira, 7 de julho, foi registrado um ato criminoso no Bairro Rural Moçambo: foram furtados a bomba elétrica, parte da fiação, canos e luvas essenciais ao abastecimento de água da comunidade.
Esse crime causou o desabastecimento imediato de água potável em todo o bairro, prejudicando dezenas de famílias. Até o momento, os autores dessa ação abominável permanecem não identificados, mas repudiamos com veemência tamanha covardia.
Foi registrado um Boletim de Ocorrência, e ontem a Polícia Militar se deslocou até o local para concluir o procedimento. Damos andamento às providências judiciais, e, em relação ao abastecimento, estamos avaliando a maneira mais rápida de garantir atendimento aos moradores, que, em hipótese alguma, podem ficar sem água. Estamos empenhados em contornar essa situação da melhor forma possível.
Ressaltamos que a água é um bem essencial à vida, e privar uma população desse recurso básico representa um ato de crueldade inaceitável.
Não compre produtos roubados. A compra desses materiais configura crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro. Quem adquire, recebe ou oculta bens de origem ilícita, mesmo sem saber inicialmente, pode ser responsabilizado; a receptação culposa acarreta detenção de 1 mês a 1 ano (ou multa); já a receptação dolosa, com ciência da origem, prevê reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.
Haverá responsabilização dos envolvidos.

Compartilhar
Veja também

Geada foi registrada em Muzambinho e em cidades da região
30.07.2025
Polícia diz que adolescente que matou homem em situação de rua com 50 facadas em Poços de Caldas gravou crime e postou nas redes sociais
30.07.2025
Ex-prefeito é sequestrado em fazenda e consegue fugir de bandido com as mãos amarradas
30.07.2025
Policiais militares de Poços salvam bebezinha de um mês que estava engasgada
30.07.2025
Homem é encontrado morto após incêndio em casa no bairro São João, em Pouso Alegre
30.07.2025
Aposta de São Sebastião do Paraíso erra todos os números da Lotomania e ganha R$ 203 mil
30.07.2025
Morre paciente que caiu de maca ao chegar para hemodiálise em Poços de Caldas
29.07.2025
Cafeicultores atingidos por granizo devem agir rápido para garantir direitos e acionar seguro
29.07.2025
Suspeito de matar homem com mais de 50 facadas em Poços de Caldas é apreendido em Jundiaí
29.07.2025