PF cumpre mandados de busca contra crimes de ódio aos judeus e apologia ao nazismo
11.07.2025
Operação 'Shoah' tem como alvo um homem de Três Pontas (MG).A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a operação "Shoah", com o objetivo de combater crimes de preconceito e incitação ao ódio contra judeus. Dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços ligados a um morador de Três Pontas.
De acordo com a PF, a investigação iniciou após uma denúncia da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), que alertou as autoridades sobre publicações antissemitas feitas por um perfil em uma rede social. A análise do conteúdo revelou postagens que exaltavam o nazismo, defendiam grupos terroristas e pregavam o extermínio de judeus.
Os agentes conseguiram identificar o suposto autor das postagens usando técnicas de investigação digital. O objetivo da operação é reunir provas que confirmem a participação do investigado nos crimes e, se for o caso, identificar outros envolvidos.
Ainda segundo a PF, o suspeito poderá responder pelos crimes de preconceito racial agravado pela divulgação em redes sociais e incitação pública à prática de crimes, cujas penas somadas podem ultrapassar cinco anos de reclusão.
O nome da operação, “Shoah” – termo em hebraico que significa “catástrofe” – faz referência ao Holocausto, o genocídio de aproximadamente seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. "A escolha do nome simboliza o compromisso da Polícia Federal no combate a manifestações de ódio semelhantes ao que o nome representa", informou a PF em nota.

Compartilhar
Veja também

Marcus Cirillo chega a Guaxupé com o espetáculo “Não canto, eu conto”
30.07.2025
Prefeitura de Guaxupé inicia compra de glicosímetros e tiras reagentes para pacientes diabéticos
30.07.2025
Sarau Pôr do Som celebra 36ª edição nesta quinta, 31 de julho
30.07.2025
Pista da Rodovia Fernão Dias fica bloqueada após engavetamento entre cinco veículos em Extrema
30.07.2025
Geada foi registrada em Muzambinho e em cidades da região
30.07.2025
Polícia diz que adolescente que matou homem em situação de rua com 50 facadas em Poços de Caldas gravou crime e postou nas redes sociais
30.07.2025
Ex-prefeito é sequestrado em fazenda e consegue fugir de bandido com as mãos amarradas
30.07.2025
Policiais militares de Poços salvam bebezinha de um mês que estava engasgada
30.07.2025
Homem é encontrado morto após incêndio em casa no bairro São João, em Pouso Alegre
30.07.2025