Movimento em aeroporto cresce com alta do turismo de negócios e atrai empresários em Varginha
17.07.2025
Crescimento acompanha o avanço do turismo de negócios na cidade.O Aeroporto Municipal Major Brigadeiro Trompowsky, em Varginha (MG), registrou aumento no número de pousos e decolagens no primeiro semestre deste ano. O crescimento acompanha o avanço do turismo de negócios na cidade, impulsionado principalmente pela cafeicultura e pelas exportações, que atraem empresários de diferentes regiões do país.
Segundo dados da prefeitura, o aeroporto contabilizou 675 pousos nos seis primeiros meses de 2025, o que representa um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de decolagens subiu 5%. A movimentação diária inclui tanto voos comerciais quanto particulares.
“Varginha hoje lidera no Estado em número de exportações, e isso acaba trazendo empresários para negócios. O turismo de negócios na cidade é latente. Esse aumento nos voos fomenta uma cadeia econômica maior do que se imagina: alimentação, hospedagem, serviços... tudo isso gera empregos e desenvolvimento”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Tougunha.
Aeroporto movimentado e estrutura em expansão
O aeroporto conta com estrutura voltada também para aeronaves de pequeno porte, com destaque para um hangar que abriga até 10 aviões. O espaço é utilizado, em sua maioria, por empresários, produtores rurais e até artistas.
“Na nossa região, esse tipo de serviço só existe em Varginha. A ideia é encurtar distâncias, otimizar tempo e gerar desenvolvimento para toda a região”, disse o empresário Erick Rodrigues Silveira, que atua no setor de aviação e administra o hangar.
Além das atividades no aeroporto, o Porto Seco de Varginha também contribui para a alta circulação de executivos. São mais de 100 empresas fixas como clientes e outras 300 que utilizam o terminal alfandegário. Muitos empresários e técnicos viajam com frequência de São Paulo para Varginha usando voos privados.
“Hoje, trafegar pela Fernão Dias é uma incógnita. Já de avião, o executivo sai de São Paulo, resolve o que precisa e volta antes do almoço. Isso tem sido essencial para muitas empresas”, explicou o diretor do Porto Seco, Breno Paiva.
Nova rota em estudo
Atualmente, o aeroporto de Varginha opera voos comerciais regulares apenas para Belo Horizonte, com três frequências semanais. Mas a demanda por uma conexão com São Paulo tem mobilizado autoridades e empresários locais. Um comitê foi formado para viabilizar a nova rota.
“Estamos em articulação com companhias aéreas, com os aeroportos das grandes cidades e com a iniciativa privada, que aponta suas necessidades. Não adianta termos comércio, rede hoteleira e empresas preparadas se o aeroporto não acompanhar esse ecossistema de desenvolvimento”, afirmou Tougunha.
Os estudos incluem a adequação da pista, avaliação do terminal e definição do tipo de aeronave que pode operar na cidade. A expectativa é que, com mais voos, o município amplie ainda mais seu potencial como polo logístico e de negócios no Sul de Minas.

Compartilhar
Veja também

Suspeito de armazenar e compartilhar vídeos de abuso infantil é preso em Itaú de Minas após alerta dos EUA
18.07.2025
Maiores cidades da região somam quase mil pedidos de medida protetiva em cinco meses
18.07.2025
Operação Fraternos: Polícia prende uma mulher e dois homens suspeitos de venda de maquinários agrícolas furtados
18.07.2025
Operação contra desvio e furto de café é deflagrada em São Sebastião do Paraíso
18.07.2025
Polícia investiga professor de educação física por suposta importunação sexual em escola de Ribeirão Vermelho
18.07.2025
Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica durante férias escolares
18.07.2025
Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025
18.07.2025
Hospitais enfrentam superlotação na região
18.07.2025
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação "Fraternos" e prende três suspeitos de integrar organização criminosa na região
17.07.2025