Governo de Minas abre inscrições para novo concurso da Educação com 13.795 vagas
22.07.2025
Inscrições vão até 21/8 e pedidos de isenção da taxa podem ser feitos até quinta-feira (24/7).O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag), abriu nesta segunda-feira (21/7), as inscrições para o novo concurso público da Educação.
O edital disponibiliza 13.795 vagas em todo o estado, com oportunidades para professores, especialistas, analistas e técnicos da educação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até às 16h do dia 21/8, no site da Consulplan, banca organizadora do certame.
O concurso contempla vagas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), além da Unidade Central da SEE/MG, localizada na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. Os cargos disponíveis são: Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Técnico da Educação (TDE), Analista da Educação Básica (AEB), Analista Educacional (ANE) e Analista Educacional na função de Inspeção Escolar (ANE/IE).
"O concurso busca valorizar o quadro de funcionalismo da Educação e garantir a qualidade do ensino em Minas Gerais. Esses profissionais irão contribuir com o Estado e com a formação dos estudantes mineiros", reforça a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Reserva e taxa de isenção
Além da ampla oferta de vagas, o edital prevê cadastro reserva para diversos cargos e regionais contemplados. O certame também garante a reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme a Lei Estadual nº 11.867/1995.
O prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição segue aberto até a próxima quinta-feira (24/7). Todos os detalhes estão disponíveis nos sites da Consulplan e da Secretaria de Educação.
Novas nomeações
Também no último sábado (19/7), o Governo de Minas, por meio da SEE/MG e da Seplag, publicou no Diário Oficial de Minas Gerais, um novo lote de nomeações do último concurso, regido pelo Edital Seplag/SEE nº 3/2023.
Foram contemplados 33 aprovados excedentes, sendo 15 Analistas Educacionais, 14 Analistas Educacionais na função de Inspeção Escolar e 4 Professores da Educação Básica. Todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas já foram nomeados, e o Governo segue convocando onde ainda há aprovados, dentro do prazo de validade do concurso.
Segundo a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Santos, a meta é consolidar uma rede composta majoritariamente por servidores efetivos. "Nosso objetivo é compor o quadro de pessoal da Educação com o máximo possível de servidores concursados. Isso traz segurança aos profissionais e estabilidade à rede estadual para a implementação e continuidade das políticas públicas educacionais".
Com essa nova publicação, o Governo de Minas chega a mais de 6,8 mil nomeações, totalizando 27.818 desde o início desta gestão, contemplando diversos editais.
SEE-MG / Divulgação

Compartilhar
Veja também

Concurso da Educação tem 1,9 mil vagas para escolas estaduais da região
23.07.2025
Incêndio em residência abandonada mobiliza bombeiros em Guaxupé
23.07.2025
Cinco jovens sofrem acidente no Jardim das Hortênsias em Poços de Caldas
23.07.2025
Golpista é presa ao tentar transferir R$ 62 mil em banco no centro de Poços de Caldas
23.07.2025
Loja de eletrônicos é alvo de furto durante a madrugada em Nova Resende
23.07.2025
Motociclista cai de barranco na BR-460 e é encontrado nove horas depois do acidente, em São Lourenço
23.07.2025
Presídio de Alfenas inaugura novo pavilhão e recebe presos transferidos de Machado
22.07.2025
Programa Advogadas e Advogados Voluntários na Justiça Eleitoral de Muzambinho
22.07.2025
Campanha de Vacinação Antirrábica começa em agosto em Muzambinho
22.07.2025