Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas recebe pistolas e deve começar a atuar armada
13.01.2026
Pistolas calibre .380 foram doadas pela GCM de Paulínia; guardas já têm porte de arma.A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poços de Caldas (MG) recebeu, na manhã de ontem, 15 pistolas calibre .380 que passarão a integrar o equipamento da corporação. O armamento foi doado pela Guarda Civil Municipal de Paulínia, no interior de São Paulo, e marca mais um passo para que os agentes passem a atuar armados no município.
A possibilidade de a GCM de Poços de Caldas trabalhar armada foi aberta após uma mudança na legislação, em setembro de 2023. Desde então, 33 guardas municipais passaram por um processo de treinamento e qualificação e já possuem o porte de arma.
Antes do início efetivo do trabalho armado, os agentes ainda precisam concluir, neste ano, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), curso obrigatório realizado anualmente. Além disso, o município precisa adquirir as munições para as pistolas recém-recebidas.
Além das 15 pistolas doadas, a prefeitura informou que já iniciou o processo para ampliar o arsenal da corporação. De acordo com o secretário, o município aderiu a uma ata de registro de preços para a compra de mais armamentos.
Compartilhar
Veja também
Campanha da Fraternidade 2026 fala sobre a dignidade da moradia como direito fundamental
18.02.2026
Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma
18.02.2026
Quatro pessoas morrem carbonizadas e uma fica ferida em acidente entre picape e caminhões em Nepomuceno
18.02.2026
Mulher de 29 anos é importunada sexualmente enquanto mulher voltava de festa de carnaval em Campanha
18.02.2026
Cadela é encontrada em banheiro e resgatada de incêndio em depósito, em Pouso Alegre
18.02.2026
Artistas iniciam pintura de mural no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
16.02.2026
Homem é preso após invadir área de carnaval com carro em Carmo do Rio Claro
16.02.2026
Jovem morre ao tentar separar briga no carnaval de Jacutinga, MG
16.02.2026
Projeto da Câmara dos Deputados prevê criação de reserva nacional de terras raras na região e interior de SP
16.02.2026