Documentário "Cinemas de Rua de Guaxupé" será exibido pela Sou+Pop TV nesta terça-feira (28)
27.07.2026
Produção da Memorabilia Filmes resgata a memória dos cinemas de rua da cidade mineira.O documentário "Cinemas de Rua de Guaxupé", realizado pela Memorabilia Filmes, será exibido no próximo dia 28 de julho pela Sou+Pop TV, ampliando a circulação de uma obra dedicada à preservação da memória audiovisual e cultural dos cinemas de rua brasileiros.
O público poderá acompanhar a sessão pelo site soumaispop.com.br ou pelo aplicativo Soul TV, no canal 199.
A produção revisita os vestígios dos cinemas que marcaram a história de Guaxupé, no Sul de Minas Gerais, tendo como referência principal o Cine Theatro São Carlos, espaço que durante décadas foi palco de encontros, experiências coletivas e momentos importantes da vida cultural da cidade.
Por meio de depoimentos e memórias de antigos frequentadores, o documentário revela as relações afetivas construídas entre o público e as salas de cinema, mostrando como esses espaços ultrapassavam a função de exibição de filmes e se tornavam importantes ambientes de convivência e formação cultural.
A narrativa também acompanha um acontecimento singular para o audiovisual brasileiro: o processo de construção de um novo cinema de rua em Guaxupé, que contará com três salas de exibição. A iniciativa representa um movimento inédito no país atualmente, diante do cenário de desaparecimento e transformação dos antigos cinemas de rua.
Realizado pela Memorabilia Filmes, o documentário integra uma pesquisa contínua da produtora sobre a história dos cinemas de rua brasileiros, trabalho que também impulsionou a criação da Autêntica Mostra Cinemas do Brasil, dedicada à valorização, circulação e preservação de obras audiovisuais que refletem sobre esses espaços de memória.
A produção vem alcançando diferentes públicos e circuitos de exibição. O filme foi selecionado para a 7ª Mostra Sesc de Cinema – etapa estadual Minas Gerais, participou do 15º Festival de Cinema de Triunfo, em Pernambuco, e integrou a programação da 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil, com exibição internacional na Nicarágua, além de circular por diversos espaços culturais e exibidores em diferentes regiões do Brasil.
O documentário também já chegou ao público por meio das televisões públicas mineiras, com exibições pela TV Sul e pela Rede Minas, alcançando espectadores de todo o Estado de Minas Gerais e fortalecendo o compromisso da produção com a democratização do acesso ao audiovisual e a valorização da memória cultural.
A nova exibição pela Sou+Pop TV amplia essa trajetória de circulação, levando a história dos cinemas de rua de Guaxupé para novos públicos e reafirmando a importância do registro audiovisual como ferramenta de preservação do patrimônio histórico e cultural.
Ainda em 2026, o filme será exibido em Sergipe pela TV Aperipê, dentro de uma retrospectiva das edições anteriores da Autêntica Mostra Cinemas do Brasil em Cartaz, reunindo produções que dialogam com a história, a preservação e a resistência dos cinemas de rua brasileiros.
A trajetória de "Cinemas de Rua de Guaxupé" demonstra a força dessas histórias que permanecem vivas através do cinema, conectando passado, presente e futuro em torno da experiência coletiva de assistir a um filme em uma sala de exibição.
Compartilhar
Veja também
IFSULDEMINAS abre concurso público com 20 vagas para docentes e técnico-administrativo, com salários de até R$ 13,7 mil
28.07.2026
Prefeitura de Muzambinho regulamenta horário de funcionamento de bares e restaurantes
28.07.2026
IFSULDEMINAS promove Dia de Campo sobre estratégias alternativas na alimentação de bovinos
28.07.2026
Engavetamento entre três caminhões e uma carreta congestiona a Fernão Dias
24.07.2026
Santa Casa de Alfenas mobiliza campanha para concluir novo prédio da Oncologia
24.07.2026
Cemig é condenada a pagar R$ 150 mil por danos morais coletivos após problemas na fiação em Pouso Alegre
23.07.2026
Praça de pedágio de Muzambinho terá nova tarifa a partir de domingo
23.07.2026
Fórum Café e Clima da Cooxupé debate impactos do El Niño na cafeicultura em Guaxupé
22.07.2026
País tem 158 milhões de brasileiros aptos a votar em 2026
21.07.2026