Número de mortes por insuficiência respiratória triplicam em Guaxupé em 2020
14.05.2020
Números são do Portal da Transparência do Registro Civil.Em meio à pandemia do novo coronavírus, Guaxupé registrou aumento no número de mortes causadas por insuficiência respiratória neste ano, em relação a 2019. Além disso, o município também registrou três mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil, que compila os dados dos cartórios de Registro Civil, responsáveis pela certidão de óbito.
No total, o número de mortes registradas em 2020 (até 13/05) é menor que em 2019: 150 (2020) contra 159 (2019). O número de óbitos em abril deste ano supera os registros do mesmo período em 2019. Foram 36 mortes em 2020, ante 32 óbitos em 2019.
Veja as causas das mortes em Guaxupé
Covid-19
Um dado chama atenção são os casos de mortes causadas por Covid-19 em Minas Gerais. Os registros nos cartórios apontam 303 mortes causadas pelo novo Coronavírus, enquanto que nos dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o estado possui 127 mortes causadas pela doença.
Nos dados de Guaxupé aparece uma morte causada pela doença em abril. Mas, segundo apuração do Portal da Cidade junto ao cartório, o óbito foi causado por um câncer cerebral. Apesar de a família ter apresentado documentos que apontam que causa da morte foi câncer, o Portal da Transparência ainda apresenta registro de uma morte por Covid-19 na cidade.
De acordo com Portal da Transparência do Registro Civil, a atualização do sistema pelos registros de óbitos lavrados pelos Cartórios de Registro Civil obedece a prazos legais.
A família tem até 24h após o falecimento para registrar o óbito em Cartório que, por sua vez, tem até cinco dias para efetuar o registro de óbito, e depois até oito dias para enviar o ato feito à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que atualiza esta plataforma.

Compartilhar
Veja também

Família é rendida por criminosos na zona rural de Machado; bandidos levaram caminhonete e 15 sacas de café
17.09.2025
19ª Primavera dos Museus em Poços de Caldas terá programação voltada às mudanças climáticas
17.09.2025
Motorista morre após capotar carro ao desviar de capivara na LMG-856, em Cássia
17.09.2025
Mais de mil mulheres aguardam ultrassom de mama pelo SUS em Poços de Caldas
17.09.2025
Explosão de garrafa de suco gera indenização de R$ 40 mil para família em Poços de Caldas
17.09.2025
Exame de DNA esclarece roubo em casa lotérica de Poço Fundo após 14 anos
17.09.2025
Rodovias da região recebem sinalização e reparos de segurança
17.09.2025
Suspeito de roubo em Alpinópolis lança pedra contra policial e acaba preso após perseguição
15.09.2025
Homem é preso após provocar incêndio de grandes proporções em Poços de Caldas
15.09.2025