Região tem seis cidades em estado de emergência por causa das chuvas
09.01.2025
Alfenas, Brazópolis, Caldas, Campos Gerais, Guaranésia e Nepomuceno decretaram situação crítica.Desde setembro, diversas cidades mineiras têm enfrentado eventos climáticos extremos como tempestades, vendavais, granizo e chuvas intensas, causando diversos prejuízos à população. Ao todo, 44 municípios já decretaram estado de emergência, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Seis municípios da região decretaram situação de emergência desde o início da temporada de chuvas: Alfenas, Brazópolis, Caldas, Campos Gerais, Guaranésia e Nepomuceno.
Onze pessoas perderam as vidas em decorrência dos temporais, entre elas uma em Alterosa e outra em Nepomuceno. Além disso, o estado contabiliza 173 desabrigados e 1.235 desalojados.
Duas pessoas morreram no final de dezembro em decorrência das fortes chuvas na região.
Em Nepomuceno, Marley Rodrigues, de 78 anos, foi arrastado pela correnteza durante um temporal na madrugada do dia 29. O caso ocorreu na estrada de acesso ao distrito de Nazaré de Minas, quando o veículo em que ele estava com o genro foi levado pela água, quando passava sobre uma ponte.
Dois dias depois, a jovem Tayres dos Reis Ferreira, de 22 anos, foi encontrada morta em um córrego, no bairro no Correnteza, em Alterosa.
De acordo com o Superintendente Técnico Operacional da Defesa Civil de Minas Gerais, Major Mardel Alves, o pedido de estado de emergência é feito pelos municípios, que deve reportar aos governos estadual e federal a sua situação.
O declaração de emergência permite a liberação de ajuda humanitária mesmo enquanto o processo não foi reconhecido.
O decreto também facilita que o município possa executar algumas obras sem necessidade de licitação, fazer contratações e aquisições para fazer com que o município retorne à situação de normalidade.
Compartilhar