Polícia Civil apura morte de piloto de paraglider durante voo no Pico do Gavião
13.01.2025
Corpo de Bombeiros informou que, antes de morrer, o homem mandou à esposa as coordenadas do local.A Polícia Civil apura a morte de um homem que caiu enquanto praticava voo de paraglider no Pico do Gavião, em Andradas. Um vídeo mostra o momento do resgate do corpo da vítima. Aliander Martiniano Manfrin, de 45 anos, foi sepultado neste sábado (11).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o acionamento ocorreu às 15h50 da tarde de sexta-feira (10), relatando a queda do parapentista em uma área de difícil acesso.
A localização do corpo da vítima foi possível porque, antes de morrer, ele havia enviado à esposa as coordenadas de onde havia caído. No entanto, quando o socorro chegou, a vítima já estava sem sinais vitais.
Os militares, acompanhados por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e voluntários conhecedores da região, caminharam por cerca de duas horas, percorrendo aproximadamente 4 km por trilhas em meio à mata fechada, até chegarem ao local.
O resgate contou com o apoio da aeronave Pegasus 09 da Polícia Militar, que auxiliou na remoção do corpo para uma área mais acessível.
O corpo foi encaminhado ao Posto Médico-Legal para realização de exames e, posteriormente, liberado para a Funerária Bom Pastor, em Andradas.
Segundo os bombeiros, a princípio, tudo indica que a morte foi causada pelos traumas decorrentes da queda. A Polícia Militar também esteve presente no local para os procedimentos legais.
O Corpo de Bombeiros destacou ainda a importância de verificar as condições climáticas e de segurança antes de praticar esportes de aventura, especialmente em áreas de difícil acesso.
Aliander Martiniano Manfrin, de 45 anos, era natural de São Paulo (SP), e deixa esposa e duas filhas. O corpo dele foi velado e sepultado no Cemitério Municipal de Andradas na tarde de sábado (11).
Compartilhar