Com preço recorde da safra, cidades da região lideram exportação de café no estado
14.01.2025
Varginha, Guaxupé e Alfenas lideram a lista das cidades que mais exportaram café no estado.Três cidades da região lideraram o ranking de exportação de café em 2024. Minas Gerais foi o principal exportador de café do Brasil no ano passado, com uma receita de US$ 7,8 bilhões.
Varginha, Guaxupé e Alfenas lideram a lista das cidades que mais exportaram café no estado. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Varginha - (mais de um bilhão e 900 milhões de dólares), Guaxupé - (mais de um bilhão e 500 milhões de dólares) e Alfenas - (mais de um 600 milhões de dólares).
Mesmo com os desafios no campo durante a produção, o mercado cafeeiro conseguiu garantir bons preços por saca e com isso alavancar as vendas para países como China e Estados Unidos.
A demanda por produtos do agronegócio mineiro atingiu patamares recordes. Isso fez com que as exportações no estado alcançassem um valor inédito, de mais de 17 bilhões de dólares em 2024. Além disso, o volume também cresceu. Atingiu um percentual de 8%, com um envio de 17 milhões de toneladas.
Quando o assunto é a produção de café, o Sul de Minas aparece como protagonista. É a principal região produtora do país. Só de Varginha foram mais de 7 milhões e 700 mil sacas enviadas para outros países. Desse total, cerca de 30% passaram pelo Porto Seco, de onde são exportados mais de 250 containers do grão por mês. Para comportar esse fluxo, o local passa por uma ampliação.
E em relação às exportações do grão em 2024, não foi diferente. A região entrou em cena com o papel principal no ranking das cidades que mais exportaram café em 2024, as do Sul de Minas estão no topo da lista.
Compartilhar