Alfenas, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Guaranésia e Areado: novas fronteiras para a produção de maçã na região
15.01.2025
Colheita é resultado de um trabalho da Emater-MG para diversificar as atividades na região.Na região sudoeste de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, cidades como Alfenas, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Guaranésia e Areado estão no centro de um projeto inovador que visa diversificar a produção agrícola. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) introduziu a cultura da maçã, até então típica das regiões mais frias do país, alcançando resultados promissores já na primeira safra, que totalizou 30 toneladas.
A iniciativa reuniu produtores desses municípios para viabilizar a compra conjunta de mudas e oferecer assistência técnica em todas as etapas, desde a escolha das áreas de plantio até o manejo das árvores. As variedades cultivadas – Eva e Princesa – foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e adaptadas para o clima local, que possui invernos menos rigorosos do que o Sul do Brasil, tradicionalmente conhecido pela produção de maçãs.
Em Alfenas e Guaxupé, as propriedades que participaram do projeto também funcionam como Unidades Demonstrativas, atraindo produtores interessados em conhecer as técnicas de manejo e o potencial da cultura na região. Ao todo, foram plantados 1,5 mil pés de maçã em dois hectares.
O objetivo do projeto é abastecer o mercado regional com frutas frescas e explorar oportunidades como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que incentiva a compra de produtos da agricultura familiar para escolas públicas.
Em Guaranésia, o cafeicultor Luís Celso Pedroso utilizou uma área de 0,5 hectare para testar diferentes frutas de clima temperado, como maçã, pêssego e uva. A primeira colheita rendeu 170 quilos de maçã, vendidos a um feirante local. Luís pretende expandir o plantio após avaliar os custos e resultados.
A prefeitura de Areado também apoiou o projeto, fornecendo mudas e insumos para 20 produtores em 2023. Com o sucesso inicial, a previsão é dobrar o número de beneficiados e expandir as áreas plantadas em 2025.
Os resultados iniciais indicam que a produção de maçã pode trazer maior rentabilidade aos pequenos agricultores da região, consolidando-se como uma alternativa viável e inovadora na região.
Compartilhar