Após proibir funk em escolas, prefeito de Carmo do Rio Claro 'estende restrições' para impedir que estilo musical toque em 'Carretas da Alegria'
15.01.2025
Prefeito publicou o novo decreto na última semana.Após proibir a execução de músicas de funk em escolas municipais, o prefeito de Carmo do Rio Claro, Felipe Carielo (PSD), publicou um novo decreto que estende as restrições de músicas com "conteúdo inadequado" para veículos como a "Carreta da Alegria".
Segundo a prefeitura, o novo decreto, publicado no fim da semana passada, estende as vedações para veículos de recreação que oferecem passeios destinados a crianças e adolescentes.
No ambiente escolar, o decreto anterior já determinava a proibição de músicas do estilo funk e quaisquer outros gêneros que contenham apologia ao crime, envolvam referências a automutilação, tenham conteúdo pornográfico ou linguajar obsceno e façam apologia ao uso de drogas, tabaco ou quaisquer outros produtos inadequados para crianças e adolescentes.
Com a publicação do novo decreto, as mesmas restrições foram aplicadas aos veículos de recreação infantil.
Conforme a prefeitura, o descumprimento do decreto acarretará na suspensão imediata do alvará de funcionamento dos veículos de recreação e a vedação de obtenção de nova licença pelo período de um ano.
Do ponto de vista jurídico, a advogada Maria Alice Almeira Pereira explica que proibir a execução de gêneros musicais como o funk em escolas é inconstitucional.
Já para a socióloga Terezinha Richartz, é importante não generalizar e avaliar com critério esse gênero musical, porque o funk é também uma forma de expressão que expõe os problemas e desigualdades de uma população mais marginalizada na sociedade.

Compartilhar
Veja também

Matrículas para o EJA na Escola Profº Salatiel de Almeida de Muzambinho estão abertas
13.02.2025
9ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas tem programação em Muzambinho e mais 14 cidades da região
13.02.2025
Muzambinho recebe delegação Internacional da 4ª Conferência Internacional de Própolis
13.02.2025
Governo de Minas investe mais de R$ 200 milhões para aumentar vacinação em todo o estado
13.02.2025
Festival TRUPI promovido pelo Sesc acontecerá em maio em Muzambinho
13.02.2025
Homem é preso suspeito de manter idoso de 88 anos em cárcere privado e cometer crimes financeiros em Passa Quatro
13.02.2025
Busca por produtos roubados leva à apreensão de 71 tabletes de maconha em Passos
13.02.2025
Governador inaugura delegacia especializada em crimes rurais em Poços de Caldas
13.02.2025
Eleição para o Conselho Tutelar em Muzambinho acontece neste domingo, dia 16 de fevereiro
13.02.2025