Bombeiros recuperam pavão furtado de fazendinha de creche em Poços de Caldas
23.01.2025
Dois seis animais furtados, quatro já foram recuperados. Ainda falta um jabuti e uma perua.Os bombeiros de Poços de Caldas (MG) recuperaram, nesta quinta-feira (23), um pavão que havia sido furtado no domingo (19) da fazendinha do Centro de Educação Infantil Sebastião Martins, que fica no bairro Dom Bosco.
Segundo a corporação, no mesmo dia eles foram chamados para o salvamento de um pavão, que estava em um lote vago do bairro.
A ave foi recolhida sem ferimentos e solta em um bosque onde há outras exemplares da mesma espécie, mas ao saber do furto na creche, os bombeiros entraram em contato com a direção e pelas características chegou-se a um consenso que tratava-se de uma das aves furtadas.
Eles então voltaram ao bosque na manhã desta quinta e capturaram o pavão, devolvendo-o para a creche.
O furto foi percebido no domingo pelo funcionário de um parceiro, que tem alimentado os animais no período das férias.
Ele deu por falta de seis bichinhos: um faisão, um casal de pavões, um jabuti e duas peruas.
Segundo a coordenação da creche, dois animais seguem desaparecidos: o jabuti e uma perua.
Os outros animais foram recuperados ao longo da semana. O pavão e o faisão foram entregue no supermercado em frente à escola por uma pessoa que relatou ter comprado de um desconhecido. Uma perua apareceu dentro da creche, toda suja, e outro pavão foi recuperado pelos bombeiros.
"Todos os animais recuperados estão assustados. Percebemos que arrancaram muitas penas do pavão e do faisão", contou a coordenadora do CEI, Goreti Massaro.
O CEI Sebastião Martins atende 100 crianças de 4 e 5 anos e é a única escola municipal que tem uma fazendinha, criada em 2019, com a parceria de um supermercado que fica em frente à creche.
"Nosso projeto pedagógico é baseado na fazendinha que também serve de terapia para as crianças, em especial para os PCD [Pessoas com Deficiência]. Quando eles chegam com comportamento rígido, levamos até a fazendinha para acalmar e depois conseguem seguir a rotina de sala de aula. Tem horário de cada sala para tratar dos animais, atividades, feiras lá dentro, enfim, tudo gira em torno desse cuidado com o meio ambiente e a proposta pedagógica", afirmou Goreti.
Um boletim de ocorrência foi registrado pela Guarda Municipal e o caso foi encaminhado para a Polícia Civil. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro dos animais, entrar em contato pelo telefone (35) 99153-2835.
Foto: Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas/Divulgação
Compartilhar