MEC autoriza curso de Medicina do UNIS em Varginha
24.07.2025
Vestibular será em agosto e aulas começam em outubro.O Ministério da Educação (MEC) publicou uma nova portaria autorizando oficialmente o Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) a oferecer o curso de Medicina em Varginha. A primeira turma da graduação deve ser selecionada por meio de vestibular marcado para o dia 31 de agosto, com início das aulas previsto para 1º de outubro.
A decisão do MEC foi publicada na última segunda-feira (22) e segue uma determinação judicial. A autorização representa a consolidação de uma disputa jurídica que envolveu a abertura do curso na cidade.
A proposta de criação do curso havia sido aprovada pelo MEC em 9 de abril, mas a portaria de regulamentação foi suspensa pelo próprio Ministério no dia 22 do mesmo mês. Na ocasião, o MEC argumentou que a abertura de cursos de Medicina deveria obedecer aos critérios da Lei do Mais Médicos, com chamamento público e avaliação da necessidade social na região — critérios que, segundo o órgão, não haviam sido cumpridos.
Diante disso, o Grupo UNIS recorreu à Justiça para garantir a continuidade do processo. Em junho, o Tribunal Regional Federal negou recurso da União e decidiu, por unanimidade, manter a autorização de funcionamento do curso. Agora, com a nova portaria publicada, a autorização foi oficializada pelo MEC.
O reitor do Grupo UNIS, Felipe Flausino, celebrou a decisão e afirmou que a instituição já está preparada para o vestibular.
"Agora é oficial, estamos prontos e definitivamente autorizados a continuar com o nosso vestibular. Para este ano, nós teremos 60 vagas", destacou.
Segundo o reitor, o edital do processo seletivo será divulgado no site medicina.unis.edu.br. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 31 de agosto e que as aulas comecem no dia 1º de outubro.
A mensalidade do curso foi definida no valor de R$ 10.670. De acordo com o UNIS, há opções de financiamento estudantil, como Prouni e Fies, e outras possibilidades que serão detalhadas no site oficial.
Para viabilizar o novo curso, o centro universitário afirma ter investido mais de R$ 6 milhões na criação de um complexo de saúde equipado com tecnologia de ponta. Em relação à parte prática da formação, os alunos contarão com convênios firmados com hospitais de Varginha e da região.
"O hospital-escola é um projeto futuro, mas já temos convênio com todos os hospitais da cidade e da região. Desde os primeiros períodos, os alunos poderão fazer suas práticas nessas instituições", explicou o reitor.
O curso prevê internato nos anos finais e possibilidade de residência médica nas unidades conveniadas. Ainda segundo Flausino, o curso já tem despertado interesse de candidatos de diversas partes do país.
"Varginha era a única cidade polo do Sul de Minas que ainda não contava com curso de Medicina. Isso muda agora. O curso vai potencializar não só a nossa educação, mas o desenvolvimento regional", afirmou.
A previsão é de que o curso ofereça 60 vagas por ano. Além do vestibular de agosto, outro processo seletivo deve ser realizado em outubro, com início das aulas para 2026.

Compartilhar
Veja também

Colisão entre veículos na BR-146 deixa mulher ferida em Guaxupé
25.07.2025
Caminhão carregado com café tomba em Juruaia e carga é saqueada por populares
24.07.2025
Muzambinho conquista nota máxima no ICMS Turismo pela primeira vez na história
24.07.2025
1ª Corrida Solidária Paroquial em Monte Belo
24.07.2025
Começa nesta quinta-feira reembolso de descontos ilegais do INSS
24.07.2025
Motocicleta Furtada é Recuperada Durante Operação da Polícia Militar em Muzambinho
24.07.2025
2º Festival Viola Caipira movimenta São Lourenço com música, cultura e gastronomia
24.07.2025
Prefeitura de Guaxupé substitui cestas básicas por Cartão Alimentação a partir de agosto
24.07.2025
Operação da PF mira grupo criminoso responsável por ataque a banco em Guaxupé; mandados são cumpridos em SP
24.07.2025