Grão Verde volta a atender produtores após quase duas semanas fechado em Muzambinho, MG
10.09.2020
Empresa reabriu nesta quinta-feira (10) e passou a atender produtores.A equipe de reportagem da EPTV Sul de Minas esteve em Muzambinho nesta quinta-feira (10), para acompanhar a volta do atendimento aos produtores que tem negócios com a empresa Grão Verde.
Muitos produtores acompanharam desde cedo o retorno ao atendimento. De acordo com a reportagem, eles querem saber o que vai acontecer com o café que está depositado na empresa e como e quando pagamentos de negócios feitos com o armazém voltarão a acontecer.
Os atendimentos começaram de forma individual. A empresa passou a distribuir senhas e disse que irá atender 30 cafeicultores por dia. Até por volta de meio-dia desta quinta-feira, apenas 13 produtores tinham sido atendidos.
O repórter João Daniel Alves, da EPTV, afiliada Rede Globo, apurou que o próprio dono conversou com cada um dos produtores e disse que os pagamentos serão feitos em juízo, mas não deu um prazo para os pagamentos e não explicou como ele será feito.
Pelo menos 300 produtores procuraram dois sindicatos para um levantamento de quantas sacas de café existiam no armazém.
"O sindicato ajuizou nesta manhã uma ação pedindo a documentação do produtor que comprova através das notas fiscais de remessa e venda desse café e também o bloqueio das sacas de café que estão juntas ao armazém", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, Cleber Marcon
O dono da empresa, Claudinei Montever, não quis dar entrevista e também não recebeu a equipe de reportagem da EPTV para falar sobre o assunto. Ele prometeu enviar um vídeo para emissora dando esclarecimentos sobre o caso, mas até a publicação desta reportagem, o material não havia chegado.
O impasse
Há quase duas semanas, os produtores têm ido até a porta do armazém para saber sobre a comercialização do café deixado na empresa. Os produtores dizem que alguns pagamentos já venceram e até agora não tiveram retorno sobre isso. Sem respostas, um cafeicultor chegou a dar um tiro um tiro no armazém. A Polícia Civil investiga o caso.
No dia 31 de agosto, alguns produtores chegaram a ser recebidos pelo proprietário, que disse que o problema estava na emissão de notas fiscais e por isso os valores não tinham sido pagos.
Produtores de outras cidades também estão preocupados com a suspensão de pagamentos da empresa. Além de Muzambinho, ela também atua em Cabo Verde e Botelhos. No entanto, a situação é um pouco mais controlada nessas duas cidades.
Produtores de Botelhos estiveram em frente à sede da empresa na cidade para buscar mais informações sobre o que está acontecendo. A Polícia Militar acompanhou a conversa e um funcionário da empresa também falou com os produtores.
Já em Cabo Verde, a empresa continuava de portas abertas, mas apenas para receber os produtores, não há negociação.
A Grão Verde divulgou uma nota em que afirma que sofreu com os impactos da pandemia e que não vai medir esforços para pagar todas as pessoas, colocando até mesmo o patrimônio físico e jurídico dos acionistas para salvar as dívidas.
Compartilhar
Veja também
Mulher é morta a facadas em Pouso Alegre
18.03.2026
Hospital Bom Pastor, em Varginha, recebe acelerador linear e deve dobrar capacidade de radioterapia pelo SUS
17.03.2026
PM desarticula desmanche de motos e prende jovem de 19 anos em Andradas
17.03.2026
MP abre investigação para apurar mortes em ações policiais em Campo Belo
17.03.2026
Herdeiros são condenados a reconstruir casarão histórico demolido em Carmo do Rio Claro
16.03.2026
Femagri 2026 terá pela primeira vez teatro infantil voltado ao cooperativismo
16.03.2026
Atleta passa mal e morre durante prova de corrida em trilha em Delfinópolis
16.03.2026
Jovem de 21 anos fica ferido em colisão entre carro e moto em Alfenas
16.03.2026
Duas mulheres ficam feridas após capotamento na MGC-491, em Alfenas
16.03.2026