Novo contrato da Fernão Dias deve gerar mais de 60 mil empregos em 3 anos
26.06.2025
TCU aprovou novo contrato com investimentos de R$ 15 bilhões e nova concorrência pública.A aprovação do novo contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias pelo Tribunal de Contas da União (TCU) abre caminho para uma fase de crescimento econômico no Sul de Minas. A rodovia, que liga Belo Horizonte a São Paulo e atravessa 17 municípios da região, passará por uma ampla modernização. Com investimentos previstos de R$ 15 bilhões, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 62 mil empregos, sendo 51 mil só na construção civil, nos primeiros três anos do novo ciclo de obras.
O plano inclui a construção de faixas adicionais, vias marginais, novos túneis e a recuperação completa do pavimento — intervenções que devem movimentar diretamente os setores de engenharia, transporte, comércio e serviços em toda a região.
Além dos empregos diretos, os investimentos devem impulsionar a cadeia produtiva dos municípios cortados pela BR-381. Empresas de materiais de construção, transportadoras, prestadores de serviço e comércios locais devem se beneficiar com a maior circulação de trabalhadores e equipamentos ao longo dos canteiros de obras.
A expectativa é a geração de mais de 137 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda durante 10 anos, estimulando o desenvolvimento regional.
Cidades como polos de desenvolvimento
Municípios como Pouso Alegre, Extrema, Três Corações e Lavras devem concentrar grande parte dos recursos iniciais, por já possuírem maior infraestrutura e atividade industrial. No entanto, cidades menores como Careaçu, Estiva e São Gonçalo do Sapucaí também devem sentir os efeitos positivos, com o aumento da movimentação econômica local.
O novo contrato também deve provocar um salto na arrecadação estadual e municipal. A projeção é de R$ 2,8 bilhões a mais em ICMS nos três primeiros anos, valor que pode ser aplicado em áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana.
Ao fim da fase de obras, o governo federal estima ganhos anuais de R$ 1,5 bilhão para a economia, impulsionados pela redução nos custos de transporte, menor tempo de viagem, queda no número de acidentes e diminuição das emissões de CO₂.
Novo contrato
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (25) a solução consensual para o contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Belo Horizonte. O novo modelo prevê a renovação do contrato por mais 15 anos, cerca de R$ 15 bilhões em investimentos e a realização de um processo competitivo para troca de controle da concessionária Autopista Fernão Dias S.A.
A decisão encerra anos de impasses contratuais e tem como objetivo reestruturar um dos principais corredores logísticos do país, que registra fluxo diário de cerca de 250 mil veículos. A Rodovia Fernão Dias é um importante eixo rodoviário que liga São Paulo a Belo Horizonte, e que passa por 17 municípios do Sul de Minas.
O plano prevê R$ 9,47 bilhões em investimentos em obras, com foco na recuperação do pavimento e ampliação da rodovia. Só nos primeiros três anos serão aplicados cerca de R$ 3 bilhões. Estão previstas a construção de 108 km de faixas adicionais, 14 km de vias marginais e novos túneis. O contrato também prevê R$ 5,3 bilhões em despesas operacionais.
Novo prazo e aumento de tarifas
O contrato será modernizado com um novo prazo de 15 anos, incluindo os sete anos restantes do contrato original e um acréscimo de oito anos. Isso foi considerado necessário para garantir a financiabilidade do projeto e alinhar o ciclo de obras de dez anos com um período adicional de cinco anos para cumprimento de obrigações financeiras.
O novo contrato prevê três reajustes tarifários nos primeiros três anos, condicionados à entrega de obras: 40%, 80% e 27,69%. Isso resultaria em tarifas de pedágio de aproximadamente R$ 3,80, R$ 6,90 e R$ 8,70 (valores de março de 2023). Mesmo com os aumentos, a tarifa quilométrica média seguirá abaixo da média das concessões federais. A empresa só poderá aplicar os reajustes se cumprir ao menos 90% das metas previstas.
Uma das principais inovações é a previsão de um processo competitivo para a troca de controle da concessionária. O modelo segue o padrão dos leilões da 5ª etapa do programa federal de concessões e será conduzido pela ANTT. O valor de venda da empresa foi definido em R$ 295 milhões, já com descontos de dívidas e renúncias judiciais que somam mais de R$ 431 milhões.
Conforme o Ministério dos Transportes, a definição do novo operador da concessão será feita por meio de leilão, previsto para 2025. A atual concessionária, Arteris Fernão Dias, poderá apresentar proposta, mas será substituída caso não apresente a melhor oferta conforme os critérios do edital.

Compartilhar
Veja também

Idosa entrega cartão com senha e pode ter sofrido golpe em Monte Belo
03.07.2025
FELIM 2025: O maior festival literário do sudoeste mineiro retorna a Muzambinho com programação plural e foco na identidade regional
03.07.2025
Jogador português Diogo Jota e irmão morrem em acidente de carro na Espanha
03.07.2025
Ração contaminada pode ter causado a morte de mais de 600 cavalos no Brasil; Guaxupé, Guaranésia e Muzambinho registraram mortes
03.07.2025
Falha em subestação da Cemig deixa 35 cidades sem energia na região
03.07.2025
Homem acusado de matar a noiva durante passeio em cachoeira é absolvido em Campestre
03.07.2025
Polícia Militar apreende novo tipo de maconha com poder psicoativo até cinco vezes maior em Passos
03.07.2025
Turistas são resgatados após se perderem em serra de difícil acesso em São João Batista do Glória
03.07.2025
Começa nesta quinta o 8º Congresso de Educação Física do Sul de MG e 3º Congresso Internacional de Educação Física do Sul de MG
03.07.2025