Falha em subestação da Cemig deixa 35 cidades sem energia na região
03.07.2025
As causas da ocorrência serão apuradas e consolidadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).Pelo menos 35 municípios do Sul de Minas ficaram temporariamente sem energia elétrica na noite de quarta-feira (2). Segundo a Cemig Distribuição, o problema aconteceu na Subestação de Transmissão Itajubá 3 e causou a interrupção do fornecimento em várias cidades da região.
De acordo com a companhia, mais de 60% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado em até 4 minutos. Já para os demais consumidores, o restabelecimento completo foi concluído em até 59 minutos.
A Cemig informou ainda que as causas da falha serão apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Segundo a reportagem do g1, foi feito o contato com a Cemig para ter mais detalhes sobre quais foram as cidades afetadas, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Ressarcimento de danos elétricos
Quando ocorre um pico de energia, seja pela oscilação da tensão ou pelo retorno da energia após uma interrupção, os aparelhos eletroeletrônicos podem queimar.
Caso ocorra esse dano elétrico ao equipamento instalado em unidade consumidora do Grupo B, o consumidor tem o direito de solicitar o conserto ou substituição do equipamento danificado, ou ainda no pagamento do valor equivalente para o próprio consumidor fazê-lo.
A solicitação de ressarcimento pode ser cadastrada através do Cemig Atende Web, fale com a Cemig 116 ou agência/posto de atendimento mais próxima.
O cliente tem até 5 anos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento. Devendo informar:
CPF/CNPJ e um documento oficial com foto;
Número da instalação onde ocorreu o fato (disponível na fatura de energia);
Data e horário provável da ocorrência do dano;
Relato do problema apresentado pelo equipamento;
Relação com descrição e características gerais do(s) equipamento(s) danificado(s), tais como marca e modelo, etc.
A distribuidora deve informar ao consumidor o resultado da solicitação de ressarcimento em até 15 dias, para solicitação de ressarcimento feita em até 90 dias da data provável da ocorrência do dano elétrico; ou em até 30 dias, para solicitação de ressarcimento feita com mais de 90 dias da data provável da ocorrência do dano elétrico.
A contagem dos prazos se dá a partir da data da verificação ou, na falta desta, a partir da data da solicitação de ressarcimento.

Compartilhar
Veja também

Idosa entrega cartão com senha e pode ter sofrido golpe em Monte Belo
03.07.2025
FELIM 2025: O maior festival literário do sudoeste mineiro retorna a Muzambinho com programação plural e foco na identidade regional
03.07.2025
Jogador português Diogo Jota e irmão morrem em acidente de carro na Espanha
03.07.2025
Ração contaminada pode ter causado a morte de mais de 600 cavalos no Brasil; Guaxupé, Guaranésia e Muzambinho registraram mortes
03.07.2025
Homem acusado de matar a noiva durante passeio em cachoeira é absolvido em Campestre
03.07.2025
Polícia Militar apreende novo tipo de maconha com poder psicoativo até cinco vezes maior em Passos
03.07.2025
Turistas são resgatados após se perderem em serra de difícil acesso em São João Batista do Glória
03.07.2025
Começa nesta quinta o 8º Congresso de Educação Física do Sul de MG e 3º Congresso Internacional de Educação Física do Sul de MG
03.07.2025
Matrículas para o EJA na Escola Profº Salatiel de Almeida de Muzambinho estão abertas
03.07.2025